Projetos de extensão na UFRN: o conhecimento produzido pela sociedade importa? uma análise sobre a experiência do SACI

Gustavo Oliveira

Richardson Camara

Resumo

Este estudo objetiva compreender como os processos do componente curricular Saúde & Cidadania (SACI), do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atendem às premissas da Extensão Universitária, no sentido de realizar um intercâmbio de saberes com a sociedade, visando a transformação social através do uso de técnicas instrucionais colaborativas. Através disso, busca entender como funcionam as ações de extensão da disciplina SACI, com a troca de saberes que é proporcionada. O estudo utiliza-se como ferramenta de analise uma combinação de métodos mistos (qualitativo e quantitativo) na análise e coleta de dados. Em um segundo momento, aplica estratégias qualitativas para melhor entendimento do perfil dos participantes do componente curricular, usando de entrevistas presencias e remotas com esses grupos integrantes da disciplina. Considerando o levantamento feito por essa pesquisa, esse componente curricular consegue ser uma forma de “laboratório” para inovações metodológicas e pedagógicas nas ações de extensão da UFRN, com resultados importantes para as mudanças na realidade social das comunidades em que atua.

Palavras-chave


Extensão Universitária. Pesquisa-ação. Troca de Saberes.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692021v9n19p40-54

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 778

Total de downloads do artigo: 564