Projetos de extensão na UFRN: o conhecimento produzido pela sociedade importa? uma análise sobre a experiência do SACI

Autores

  • Gustavo Oliveira
  • Richardson Camara

DOI:

https://doi.org/10.18265/2318-23692021v9n19p40-54

Palavras-chave:

Extensão Universitária. Pesquisa-ação. Troca de Saberes.

Resumo

Este estudo objetiva compreender como os processos do componente curricular Saúde & Cidadania (SACI), do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atendem às premissas da Extensão Universitária, no sentido de realizar um intercâmbio de saberes com a sociedade, visando a transformação social através do uso de técnicas instrucionais colaborativas. Através disso, busca entender como funcionam as ações de extensão da disciplina SACI, com a troca de saberes que é proporcionada. O estudo utiliza-se como ferramenta de analise uma combinação de métodos mistos (qualitativo e quantitativo) na análise e coleta de dados. Em um segundo momento, aplica estratégias qualitativas para melhor entendimento do perfil dos participantes do componente curricular, usando de entrevistas presencias e remotas com esses grupos integrantes da disciplina. Considerando o levantamento feito por essa pesquisa, esse componente curricular consegue ser uma forma de “laboratório” para inovações metodológicas e pedagógicas nas ações de extensão da UFRN, com resultados importantes para as mudanças na realidade social das comunidades em que atua.

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Publicado

2021-04-20

Edição

Seção

ÁREA INTERDISCIPLINAR: HUMANIDADES