Projetos de extensão na UFRN: o conhecimento produzido pela sociedade importa? uma análise sobre a experiência do SACI
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692021v9n19p40-54Palavras-chave:
Extensão Universitária. Pesquisa-ação. Troca de Saberes.Resumo
Este estudo objetiva compreender como os processos do componente curricular Saúde & Cidadania (SACI), do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atendem às premissas da Extensão Universitária, no sentido de realizar um intercâmbio de saberes com a sociedade, visando a transformação social através do uso de técnicas instrucionais colaborativas. Através disso, busca entender como funcionam as ações de extensão da disciplina SACI, com a troca de saberes que é proporcionada. O estudo utiliza-se como ferramenta de analise uma combinação de métodos mistos (qualitativo e quantitativo) na análise e coleta de dados. Em um segundo momento, aplica estratégias qualitativas para melhor entendimento do perfil dos participantes do componente curricular, usando de entrevistas presencias e remotas com esses grupos integrantes da disciplina. Considerando o levantamento feito por essa pesquisa, esse componente curricular consegue ser uma forma de “laboratório” para inovações metodológicas e pedagógicas nas ações de extensão da UFRN, com resultados importantes para as mudanças na realidade social das comunidades em que atua.
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