Desenvolvimento de performance e de protagonismo estudantil através das ondas radiofônicas

Golbery de Oliveira Chagas Aguiar Rodrigues

Maria Maria Helena Pereira de Oliveira Araújo

Karla Aguiar Rodrigues de Oliveira Chagas

Maria Aparecida Pereira da Silva Sousa

Resumo

O projeto extensionista Jovem radialista é uma ação de favorecimento a processos pedagógicos, por meio da comunicação estratégica da mídia radiofônica. Essa proposta já constitui uma ação direta do Núcleo de extensão a que está vinculado, cujo título é Mídias jornalísticas na escola: ecos da educomunicação, formalizado na coordenação de extensão e cultura do campus Campina Grande. De modo geral, a propositura do Jovem radialista, executado entre junho e dezembro de 2018, objetiva  desenvolver a performance investigativa, crítica do aluno, de modo a consolidar seu nível de participação social consciente, através das ondas radiofônicas, dentro da perspectiva da educomunicação (SOARES, 1996). O público alvo foram alunos de 9º ano e de 1º ano da E.E.E.F.M N. Sª Aparecida,  do bairro Mutirão. Metodologicamente, o projeto foi executado em duas etapas: (1) ministração de conteúdos ligados à oratória, performance corporal, linguagem oral e escrita, radiofonia e radiojornalismo. (2) ações práticas na radiofonia dos conteúdos apreendidos, em cabine de webrádio volante, adquiridos com recursos de apoio financeiro, concedidos pelo campus. Teoricamente, o mérito desse projeto está subsidiado em Lévy (1995), Soares (1996), Saviany (2006) e Consani (2007). Os resultados demonstram mais autonomia performática dos alunos beneficiários, no tocante a aspectos como desenvoltura, iniciativa e autoconfiança.

 

Palavras-chave


Educação. Educomunicação. Radiofonia.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692019v7n15p53-59

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1259

Total de downloads do artigo: 892