Implantação do escritório modelo CACTUS: experiência multidisciplinar e parceria com o escritório EDIFICAR
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692017v5n9p23-33Palavras-chave:
Empreendedorismo social, Tecnologia BIM, Assessoria comunitáriaResumo
Neste artigo será relatado a experiência da implantação de um escritório modelo interdisciplinar, o CACTUS (Centro de Assessoria Comunitária a Tecnologias de Utilidades Sociais), no Instituto Federal de Educação e Ciência da Paraíba - Campus Princesa Isabel, que tem como objetivo promover autonomia profissional aos alunos do IFPB para capacitá-los a desenvolver soluções tecnológicas para as demandas locais integrando os saberes teórico e prático em busca do desenvolvimento sustentável da região. Para isso um conjunto de atividades foram desenvolvidas com os objetivos de integrar as diferentes áreas do conhecimento dentre os integrantes do escritório, realizar visitas a escritórios modelos para troca de experiencias e instituições que realizam ações dentro do escopo do escritório. A série de atividades serviram de alento para a consolidação do escritório e a parceria criada com o EDIFICAR grande espaço de troca e conhecimento. Conclui-se que a criação de empreendimento sociais, em especial os escritórios modelos, em instituições de ensino podem servir como ferramenta muito eficaz para a construção da autonomia dos alunos e seu protagonismo junto a sociedade, além de gerar uma resposta concreta para problemas vivenciados pela mesma.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.