Revista Caetana
Brasil Acesso à informação Participe Serviços Legislação Canais

Chamada de Trabalhos - Revista Caetana - Dossiê: Centenário do Modernismo Brasileiro

Neste ano em que se comemora os cem anos do Modernismo Brasileiro, importante se faz atualizar o debate sobre o que propunha aquele grupo de artistas que idealizaram o movimento com a ideia de criar um espaço de discussão, naquele ano de 1922, sobre o centenário da Independência do Brasil. Nesse sentido, temas como identidade nacional, brasilidade, original x cópia, que estavam na pauta de discussão daquele grupo, entram na ordem dos dias de hoje e vêm sendo conclamados em publicações nos meios midiáticos. O objetivo desta edição da Revista Caetana é oferecer, portanto, à comunidade acadêmica interessada nesta temática, mais um espaço para publicação de seus artigos.

Diretamente influenciado pelas vanguardas europeias, e sendo um movimento artístico e cultural que atravessa cem anos de sua história, despertando ainda possibilidade de discussão, a Revista Caetana marca sua estreia, publicando artigos sobre a referida temática. Vários são os nomes importantes do movimento, mas é notória a presença de Oswald de Andrade e Mário de Andrade, considerados, à época, a dupla que formava a ala combativa do movimento. Oswald, um grande agitador; Mário, considerado a figura central do movimento, e, nas palavras de Roberto Schwarz (1987), por exemplo, um dos intelectuais brasileiros mais importantes para o pensamento crítico sobre a cultura brasileira no século XX. 

Além do dossiê sobre o Modernismo Brasileiro, a Revista Caetana estreia, também, publicando textos que reconhecem e homenageiam Moema Selma D’Andrea, professora e intelectual importante para a formação de algumas gerações de estudiosos e estudiosas da literatura no âmbito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), desenvolvendo pensamento crítico sobre temáticas que se relacionam à modernidade e ao modernismo. 

Comissão Editorial: 

        Maria Analice Pereira da Silva
        Cristiane de Souza Castro
        Leonardo Monteiro de Vasconcelos
        Rafael Torres Correia Lima

Publicação da chamada: 22/02/2022 

Período para submissões: até 22/05/2022

Publicação da Revista: 30/07/2022