Foco e Escopo

A Revista Caetana, criada em 2021 pela Coordenação do Curso de Licenciatura em Letras, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, tem como missão promover e divulgar pesquisas e publicar produções de ensaios, artigos, resenhas e entrevistas nas áreas de estudos linguísticos e literários.

Nessa perspectiva, o objetivo da Caetana é a divulgação de textos científicos de modo a proporcionar aos pesquisadores a publicação de suas práticas capazes de contribuir para a constituição de um ambiente de reflexão acadêmica.

Dessa maneira, serão acolhidos trabalhos de pós-graduandos, professores e pesquisadores que colaborem para o desenvolvimento do conhecimento científico nas áreas da Linguística e Literatura.

As submissões, por sua vez, contarão com chamadas temáticas semestrais de maneira a estruturar uma unidade textual coerente.


Processo de Avaliação pelos Pares

Como parte do processo de submissão, o(a) autor(a), com titulação mínima de mestre(a), deve verificar a conformidade de seu artigo em relação a todos os itens listados em Diretrizes para Autores. A Comissão Editorial avalia o enquadramento do texto no escopo temático da revista e uma qualidade mínima dentro das diretrizes editoriais. Após triagem interna, a submissão é encaminhada para avaliação externa por pareceristas especializados no tema em questão. A avaliação das contribuições segue o padrão duplo-cego, conservando o anonimato tanto do autor como do parecerista. Cada texto é submetido a dois ou mais pareceristas (a depender da especialização, a ao menos um), que podem negar, aceitar a publicação do texto, ou solicitar alterações que podem levar à publicação, desde que atendidas as sugestões indicadas. Em todos os casos, a decisão final cabe à Comissão Editorial.

Periodicidade

Semestral.


Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.


Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

Equipe Editorial

  • Editor de Seção