ESTRATÉGIA DE ENSINO PAINEL DE NOTÍCIAS: POTENCIALIDADES DE USO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.18265/2526-2289a2025id8611Palavras-chave:
Educação Profissional, Metodologias Ativas, Painel de Notícias, Competências Profissionais, Jovens Aprendizes.Resumo
Este estudo investiga a eficácia da estratégia de ensino "Painel de Notícias" na educação profissional, buscando entender seu impacto no desenvolvimento de competências dos jovens aprendizes. A pergunta de pesquisa focou na percepção dos estudantes sobre essa metodologia. Adotou-se uma abordagem qualitativa, com entrevistas realizadas em uma turma de assistente administrativo em uma instituição de ensino na Paraíba, composta por 15 alunos, dos quais 9 participaram das entrevistas. A atividade envolveu a seleção e análise de notícias sobre empreendedorismo. Os resultados indicaram que a estratégia contribuiu para o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, comunicação, protagonismo e pensamento crítico. Os estudantes relataram experiências enriquecedoras, destacando o aprofundamento no tema e a melhora na seleção e análise de informações. No entanto, enfrentaram desafios relacionados à facilidade de encontrar notícias falsas e à escassez de notícias relevantes. As contribuições teóricas e práticas deste estudo reforçam a importância de metodologias ativas na educação profissional para preparar os estudantes para um ambiente profissional em constante evolução
Referências
AGUIAR, Ruth Braga de. Educação profissional para a juventude: o programa Jovem Aprendiz como modelo de aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, p. 56, 2010.
ALVES, Acássia Deliê Mendonça. Educação midiática no contexto da EPT: uma proposta de ensino no IFAL-Campus Marechal Deodoro. Dissertação - Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica/ProfEPT- Instituto Federal de Alagoas (IFAL), p. 134, 2023.
ANDRADE, Luiz Gustavo da Silva Bispo; AGUIAR, Niliane Cunha; FERRETE, Rodrigo Bozi; SANTOS, Juliane dos. GERAÇÃO Z E AS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: desafios na Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 18, p. e8575, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.8575. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8575 . Acesso em: 22 jul. 2024.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, p. 141, 2016.
DAUSTER, Tania; TIBAU, Anderson; FERREIRA, Lucelena. Notícias da Sala de Aula: Representações de Leitura e Escrita, Mediação Pedagógica e Sociedade da Informação. Educação Online, Rio de Janeiro, Brasil, n. 3, 2008. Disponível em: https://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/1811 Acesso em: 23 jul. 2024
FERNANDES, Iracema Cristina; FERNANDES, Terezinha. LETRAMENTO INFORMACIONAL NO COMBATE ÀS FAKE NEWS NA EDUCAÇÃO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 41–51, 2023. DOI: 10.12957/redoc.2023.68237. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/68237 . Acesso em: 23 jul. 2024.
KLUMPP, Carolina Ferreira Barros; NASCIMENTO, Edileuza Knupp; DE SOUZA NASCIMENTO, João Carlos. As Metodologias Ativas e a Aprendizagem Profissional: Revisão de Literatura. Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade, v. 14, n. 4, p. 628-640, 2021.
LEMES, L. R. C. L.; DOMINGUES, L. A. S.; Sala de aula invertida: metodologia ativa e tecnologia digital na educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 24, p. 1-20, e12664, Mar. 2024.
PITZ, Daniel Luiz. JUVENTUDE E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: LIMITAÇÕES DO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ. Serviço Social & Realidade, v. 32, n. Fluxo contínuo, 2023.
MENDONCA DE ANDRADE, JUNIO; KLEITON DOS SANTOS, KARLOS; SANTANA DE JESUS, GUSTAVO. O PROGRAMA JOVEM APRENDIZ E SUA IMPORTÂNCIA PARA OS JOVENS TRABALHADORES. Interfaces Científicas - Direito, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 45–54, 2016. DOI: 10.17564/2316-381X.2016v4n2p45-54. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/direito/article/view/2742 . Acesso em: 22 jul. 2024.
MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. Pesquisa aponta crescimento no emprego para a juventude, mas jovens, mulheres e negros seguem com dificuldades de inserção. Governo Federal, 29 de maio de 2024. Disponível em: https://www.terra.com.br/byte/como-referenciar-um-site-normas-abnt,5b236e49d9f470047a474c36a330e7459u7dnenn.html#:~:text=Ao%20fazer%20uma%20refer%C3%AAncia%20de,Por%20exemplo%3A%2004%20abr%202023. Acesso em: 23 de julho de 2024.
MOTA, A. R.; WERNER DA ROSA, C. T. Ensaio sobre metodologias ativas: reflexões e propostas. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 261-276, 2018. DOI: 10.5335/rep.v25i2.8161. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/8161 . Acesso em: 23 jul. 2024.
MORAES, A. A.; DIEMER, O. METODOLOGIAS ATIVAS E DIALOGICIDADE NA DIFUSÃO DAS BASES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 42–54, 2021. DOI: 10.36524/profept.v5i2.739. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/739 .. Acesso em: 23 jul. 2024.
SANTOS, Mairiele Paula Carvalho Palma; BAGGIO, Daniel Knebel; CIUFA, Maria Aparecida Duarte; SILVA, Fabio da. O professor e o aluno, as múltiplas faces do ensinar e aprender. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e10997, 2021. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10997 . Acesso em: 23 jul. 2024.
SILVA, Luciano Lima; SILVA, Cícero Pedroza da. Jovem aprendiz: desenvolvimento da formação técnico-profissional em uma construtora na cidade de João Pessoa, Paraíba. Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB, João Pessoa, v. 61, n. 2, p. 504-523, abr. 2024. ISSN 2447-9187. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/6871 . Acesso em: 23 Jul. 2024. doi: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2022id687.
SILVA, P. M. da; SOUZA , Átila de; RABELO , C. E.; PINHEIRO, C. de S.; TAVARES , F. Érica L.; FONSECA , M. G. F. S.; ARAÚJO, S. da S. L.; SANTOS , V. Metodologias ativas para o desenvolvimento de habilidades do século XXI. Caderno Pedagógico, [S. l.], v. 21, n. 4, p. e3580, 2024. DOI: 10.54033/cadpedv21n4-021. Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/3580 . Acesso em: 23 jul. 2024.
SILVA, Osni Oliveira Noberto da; RAMOS, Michael Daian Pacheco; JUNIOR, Paulo Antônio dos Santos; SANTOS, Klaus Araújo. DIFICULDADES E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO CRÍTICA EM TEMPOS DE FAKE NEWS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 124–140, 2023. DOI: 10.12957/redoc.2023.67218. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/67218 . Acesso em: 23 jul. 2024.
SILVA, Anielson Barbosa; BISPO, Ana Carolina Kruta; SANTOS, Gabriela Tavares. Painel de Notícias em Ação: implicações na aprendizagem de estudantes de Administração. Anais do VII EnEPQ 2021. Evento On-line - 20 e 21 maio de 2021.
TORRES, C.S.; MARTINS, J. P. L.; OLIVEIRA, F. K. Educação Profissional no Brasil:: aproximações e distanciamentos com os modelos Argentino e Finlandês. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 01–13, 2023. DOI: 10.36524/profept.v6i3.755. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/755 Acesso em: 23 jul. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Gestão e Organizações
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.