Fatores de satisfação em uma franquia de cosméticos e perfumaria

Andressa Carla Palavecini

ORCID iD Universidade Estadual de Maringá (UEM) Brasil

Jaiarys Capa Bataglin

ORCID iD Instituto Federal do Paraná (IFPR) Brasil

Flávia Regina Miecoanski

ORCID iD Universidade Estadual de Maringá (UEM) Brasil

Resumo

Satisfação do cliente é um fator importante a ser analisado para o alcance de objetivos da empresa. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo analisar os fatores que contribuem para a satisfação e fidelização dos clientes de uma franquia de cosméticos e perfumaria. A abordagem desse estudo caracteriza-se como quantitativa e a pesquisa é do tipo descritiva. Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado com perguntas fechadas e aplicado em uma amostra de 76 clientes. As análises foram realizadas em três partes, sendo: (i) a estatística de confiabilidade do questionário por meio do Alfa de Cronbach; (ii) análise de frequência referente ao perfil dos respondentes e à satisfação em relação aos produtos e serviços; (iii) e análise fatorial para as dimensões da qualidade do produto e do serviço. A partir da análise fatorial, foram extraídos três fatores para a qualidade dos produtos, sendo eles: valor percebido, imagem da marca e confiança; e dois fatores para a satisfação relacionada aos serviços, sendo eles: (i) o conhecimento e (ii) tangíveis.

Palavras-chave


Satisfação; Dimensões da qualidade; Analise Fatorial


Texto completo:

Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v8n4p40-62

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