Fatores de satisfação em uma franquia de cosméticos e perfumaria

Andressa Carla Palavecini

ORCID iD Universidade Estadual de Maringá (UEM) Brasil

Jaiarys Capa Bataglin

ORCID iD Instituto Federal do Paraná (IFPR) Brasil

Flávia Regina Miecoanski

ORCID iD Universidade Estadual de Maringá (UEM) Brasil

Resumo

Satisfação do cliente é um fator importante a ser analisado para o alcance de objetivos da empresa. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo analisar os fatores que contribuem para a satisfação e fidelização dos clientes de uma franquia de cosméticos e perfumaria. A abordagem desse estudo caracteriza-se como quantitativa e a pesquisa é do tipo descritiva. Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado com perguntas fechadas e aplicado em uma amostra de 76 clientes. As análises foram realizadas em três partes, sendo: (i) a estatística de confiabilidade do questionário por meio do Alfa de Cronbach; (ii) análise de frequência referente ao perfil dos respondentes e à satisfação em relação aos produtos e serviços; (iii) e análise fatorial para as dimensões da qualidade do produto e do serviço. A partir da análise fatorial, foram extraídos três fatores para a qualidade dos produtos, sendo eles: valor percebido, imagem da marca e confiança; e dois fatores para a satisfação relacionada aos serviços, sendo eles: (i) o conhecimento e (ii) tangíveis.

Palavras-chave


Satisfação; Dimensões da qualidade; Analise Fatorial


Texto completo:

Referências


ABIHPEC. Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. Disponível em: https://abihpec.org.br/site2019/wpcontent/uploads/2021/05/Panorama_do_Setor_Atualizado_Abril-Rev3.pdf . Acesso em: 30 maio 2021.

BIESOK, G.; WYRÓD-WRÓBEL, J. Customer satisfaction - Meaning and methods of measuring. In: HOWANIEC, H.; WASZKIELEWICZ, W. (ed.). Marketing and logistic problems in the management of organization, 2011.

BREI, V. A. ROSSI, C. A. V. Confiança, Valor Percebido e Lealdade em trocas de serviço: um estudo com usuários de Internet Banking no Brasil. RAC, v. 9, n. 2, p.145-168, 2005.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. da. Metodologia Científica. 5. reimp. São Paulo, 2010.

FÁVERO, L.P. et al. Análise de dados: modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

FIELD, A. Descobrindo a estatística usando o SPSS-5. Penso Editora, 2020.

FIQQIH, M. N. The Effect of Perceived Price Fairness, Product Quality, and Service Quality on Customer Loyalty with Customer Satisfaction Mediation on Shopee Consumers. Atlantis Press, 265, 27, p. 2352-5428, 2022.

GARVIN, D. A. What does “product quality” really mean? Sloan Manag. Rev., p. 25-43, 1984.

GARVIN, D.A., Competing on the eight dimensions of quality. Harv. Bus. Rev., v.6, n. 65, p.101-109, 1987.

HAIR, J. F. et al. Análise multivariada de dados. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.

HIDAYAT, K.; IDRUS, M.I. The effect of relationship marketing towards switching barrier, customer satisfaction, and customer trust on bank customers. J Innov Entrep, v.12, n.29, 2023.

ILIESKA, K. Customer Satisfaction Index – as a Base for Strategic Marketing Management, TEM Journal, v.2, n.4, p. 327-331, 2013.

KADIR, B.; SHAMSUDIN, M. F. A case study analysis of typhidot: An example of market- oriented R & D commercialization in Malaysia. International Journal of Financial Research, v.10, n.5, p.75–81, 2019.

KOTLER, P. Administração de Marketing. 14 ed. São Paulo: Pearson, 2012.

LEE, Y. et al. An empirical research on customer satisfaction study: a consideration of different levels of performance. SpringerPlus, v.5, p.1577, 2016.

MALHOTRA, K, N. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2019.

MAROCO, J.; GARCIA-MARQUES, T. Qual a fiabilidade do alfa de Cronbach? Questões antigas e soluções modernas? Laboratório de Psicologia, v. 4, n.1, p. 65-90, 2006.

MOGHAVVEMI, S.; LEE, S. T. S. P.; LEE, S. T. S. P. Perceived overall service quality and customer satisfaction: A comparative analysis between local and foreign banks in Malaysia. International Journal of Bank Marketing, v.36, n.5, p.908–930, 2018.

NYABUNDI, H.; ALIATA, V.; ODONDO, A. Effect of tangibility on customer satisfaction among micro finance banks customers in Kenya. European Journal of Business and Strategic Management, v. 6, n.2, p.15 – 20, 2021.

PALMATIER, Robert W.; CRECELIUS, Andrew T. The “first principles” of marketing strategy. Ams Review, v. 9, p. 5-26, 2019.

PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V.A.; BERRY, L.L. SERVQUAL: A multiple-item scale for measuring consumer perception of servisse quality. Journal of Retailing, v. 64, n. 1, 1988.

REIS, D.; PEÑA, L. Linking customer, satisfaction, quality, and strategic planning. RAE, v.40, n. 1, p-42-46, 2000.

REINARTZ, W.; KUMAR, V. The Impact of Customer Relationship Characteristics on Profitable Lifetime Duration. Journal of Marketing, n. 67, v.1, p. 77-99, 2003.

SERRA, A. Gestão do conhecimento. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000.

TOIVONEN, R. M. Product quality and value from consumer perspective—Na application to wooden products. Journal of Forest Economics, n.18, p. 157-173, 2012.

ZAMRY, A. D.; NAYAN, S. Md. What is the relationship between trust and customer satisfaction?. Journal of Undergraduate Social Science and Technology, v. 2, n. 2, 2020.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v8n4p40-62

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 149

Total de downloads do artigo: 69