A INFLUÊNCIA DO MERCHANDISING EM SUPERMERCADOS NAS COMPRAS DOS CONSUMIDORES DE DOM PEDRITO/RS

Gustavo da Rosa Borges

Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Brasil

Docente do Campus Dom Pedrito e do PPGA da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Doutor em Administração.

Michel Sullivan Fontoura

Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Brasil

Tecnólogo em Agronegóci o pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Resumo

O respectivo trabalho aborda a influência do merchandising em supermercados na ótica de consumidores de Dom Pedrito, tendo por objetivo geral, verificar se os consumidores dos supermercados do município são influenciados pelo merchandising durante a compra. Para tanto, realizou-se um estudo descritivo e quantitativo com a participação de 300 consumidores. Estes foram abordados após as suas compras em dois supermercados do município. Após analise dos dados, por meio de estatística descritiva, Teste-T e Regressão, descobriu-se que o merchandising representa uma baixa influência na compra dos consumidores em supermercados, e o nível dele é a mesma entre homens e mulheres; assim como, nos dois estabelecimentos pesquisados. Por fim, evidenciou-se que o tempo dentro do supermercado não tem relação com o merchandising. Os resultados indicam que para a amostra pesquisada, o merchandising tem pouca influência sobre as compras, sendo relevantes, estudos futuros no sentido de verificar se isto é uma característica de pequenos municípios.

Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v6n1p27-42

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