O SOBRETRABALHO DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO ELEMENTO COLABORADOR AO SEU ADOECIMENTO PSÍQUICO

Renato Macedo de Brito

Brasil

Resumo

Guiada pelo principal objetivo de analisar a colaboração da organização flexível da atividade docente em rede particular no adoecimento psíquico dos professores, a presente pesquisa realizou uma investigação qualitativa da qual se dispôs a utilizar de entrevistas semiestruturadas para obter informações de treze participantes que trabalham em instituições particulares da cidade Natal. Os dados coletados foram analisados pelo método de núcleos de significação, que buscou na fala dos entrevistados, as percepções que esses possuem quanto a realidade que vivenciam em seu ambiente de trabalho. Com os principais achados desta investigação, é possível evidenciar que na atividade do professorado existem fatores que não só revelam um cotidiano que possui aspectos de uma organização de trabalho flexível, mas que também, colaboram com o sofrimento e o adoecimento desse público. Tais circunstancias encontram-se no pouco tempo para repouso, muitas atividades a serem realizadas em um curto espaço de tempo, tensão em ambiente de trabalho, e falta de material para aulas diferenciadas.

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v5n4p1-22

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 785

Total de downloads do artigo: 567