O USO DA PLATAFORMA MOODLE COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO NO IFPB - CAMPUS JOÃO PESSOA

José Elber Marques Barbosa

http://orcid.org/0000-0002-8166-8402 IFPB - João Pessoa Brasil

Servidor do IFPB desde 2010, lotado na UAG no campus João Pessoa. Ministro, atualmente, diciplinas de Administraçao de Sistemas de Informação e Práticas de Pesquisa em Administração de Sistemas de Informação.

Resumo

A tecnologia tem proporcionado mudanças e inovações múltiplas. Aplicações de tecnologia da informação passaram a promover mudanças significativas no processo de ensino-aprendizagem, fazendo com que docentes busquem formas de usufruir dos benefícios proporcionados por essas transformações, e uma delas é a utilização de Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem. Diante disso, o presente identificou a usabilidade da plataforma Moodle como ferramenta de apoio ao ensino sob da percepção dos docentes do IFPB, Campus João Pessoa. A pesquisa de abordagem quantitativa de coleta e análise de dados, encaminhada para 380 docentes, focou nos que utilizavam o Moodle. A usabilidade da plataforma se mostrou em alta para a maioria dos sujeitos. Evidenciadas as percepções da facilidade e praticidade de manuseio e de aprendizado de funcionalidades do Moodle aplicadas ao ensino, da objetividade de criação de AVEA a partir do diário de classe no SUAP, de como a Ferramenta pode ser incluída como método de ensino-aprendizado, por permitir o desenvolvimento de aulas a distância e socialização de conhecimentos on-line. A percepção de compatibilidade do Moodle com a atividade docente ficou comprovada quando resguardada por um Suporte atuante, que torna o trabalho do professor efetivo, com benefícios para docentes e discentes.

Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v6n4p%25p

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