MULHERAR: VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS SOLIDÁRIAS
Resumo
Tendo em vista que as mulheres são agentes cada vez mais presentes nas práticas econômicas solidárias e que diversos são os grupos formados por elas na região de Guarabira- PB o presente trabalho busca relatar a experiência do projeto de extensão PIEC (Projeto Integrador Escola Comunidade) desenvolvido pelo Núcleo Catalisador de Empreendimentos Solidários (NUCAES). O projeto se propôs a acompanhar três Empreendimentos Econômicos Solidários situados no município de Guarabira- PB: Mulheres Guerreiras do Mutirão, Mulheres Caboclas e Mulheres Leal tendo como objetivo estimular a autogestão, a formação técnica e a consolidação desses empreendimentos. Foi utilizada como base metodológica a pesquisa qualitativa, como método de investigação a observação participante e como método de abordagem o materialismo histórico dialético. Como resultados, são perceptíveis melhorias na formação e na organização dos empreendimentos em relação a elementos básicos como aspectos relacionados ao marketing, a formação técnica, a organização e a ampliação de objetivos futuros. Ao final foi possível perceber avanços significativos relacionados à consolidação e ao fortalecimento desses grupos, dando assim uma maior base ao movimento da Economia Solidária na região, embora seja esse um processo de construção e formação contínua.
Texto completo:
Referências
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. et al. Encantar a vida com a diversidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2017.
FONSECA, R. C. V da. Metodologia do trabalho científico. Curitiba: IESDE Brasil, 2012.
GAIGER, Luiz Inácio Germany. Sentidos e Experiências da Economia Solidária no Brasil. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004
GAIGER, Luiz Inácio Germany; LAVILLE, Jean-Louis. Economia Solidária. In: CATTANI, Antonio David et. al. Dicionário internacional da outra economia. CES. Edições Alamedina, 2009. p.162-168
GAIGER, Luiz Inácio Germany. G. O trabalho ao centro da economia popular. In: Encontro Anual da ANPOCS, 13., (GT Trabalho e Sociedade), Caxambu: ANPOCS, 1999a.
LAPORTE, Ana Luzia; FAZIO, Denizart. Encantar a vida com as finanças solidarias. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2017
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In:. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 1994.
PIRES, M. F. C. O materialismo histórico dialético e a educação. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, v.1, n. 1, 1997.
POCHIMANN, Marcio; AMORIM, Ricardo. Atlas da exclusão social no Brasil: Os ricos no Brasil. São Paulo: Cortez, 2004.
PRODANOV, C. C, FREITAS, E. C de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
SINGER, Paul. Possibilidades da economia solidária no Brasil. In: CUT BRASIL. Sindicalismo e economia solidária: reflexões sobre o projeto da CUT. São Paulo: CUT, 1999. p.51-60.
SINGER, Paul. Introdução à Economia Solidária. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2002.
SINGER, Paul. Globalização e desemprego: diagnóstico e alternativas. São Paulo: Contexto, 2015.
Visitas a este artigo: 1147
Total de downloads do artigo: 785