MULHERAR: VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS SOLIDÁRIAS

Edilane Moisés Nascimento

Instituto Federal da Paraíba campus Guarabira Brasil

Estudante do curso Tecnologo em Gestão Comercial

Romulo Leite de Amorim

Instituto Federal da Paraíba campus Guarabira Brasil

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e docente da disciplina de Sociologia no Instituto Federal da Paraíba campus Guarabira

Tatiana Losano de Abreu

Instituto Federal da Paraíba campus Guarabira Brasil

Mestre em Economia pela Universidade Federal da Paraíba, docente na  disciplina de conomia na Instituto Federal da Paraíba.

Wiliane Viriato Rolim

Instituto Federal da Paraíba Campus João Pessoa Brasil

Pós Doutora pelo Programa de pós-graduação em estudos da linguagem no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e professora Instituto Federal da Paraíba Campus João Pessoa

Resumo

Tendo em vista que as mulheres são agentes cada vez mais presentes nas práticas econômicas solidárias e que diversos são os grupos formados por elas na região de Guarabira- PB o presente trabalho busca relatar a experiência do projeto de extensão PIEC (Projeto Integrador Escola Comunidade) desenvolvido pelo Núcleo Catalisador de Empreendimentos Solidários (NUCAES). O projeto se propôs a acompanhar três Empreendimentos Econômicos Solidários situados no município de Guarabira- PB: Mulheres Guerreiras do Mutirão, Mulheres Caboclas e Mulheres Leal tendo como objetivo estimular a autogestão, a formação técnica e a consolidação desses empreendimentos. Foi utilizada como base metodológica a pesquisa qualitativa, como método de investigação a observação participante e como método de abordagem o materialismo histórico dialético. Como resultados, são perceptíveis melhorias na formação e na organização dos empreendimentos em relação a elementos básicos como aspectos relacionados ao marketing, a formação técnica, a organização e a ampliação de objetivos futuros. Ao final foi possível perceber avanços significativos relacionados à consolidação e ao fortalecimento desses grupos, dando assim uma maior base ao movimento da Economia Solidária na região, embora seja esse um processo de construção e formação contínua.

Texto completo:

Referências


BRANDÃO, Carlos Rodrigues. et al. Encantar a vida com a diversidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2017.

FONSECA, R. C. V da. Metodologia do trabalho científico. Curitiba: IESDE Brasil, 2012.

GAIGER, Luiz Inácio Germany. Sentidos e Experiências da Economia Solidária no Brasil. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004

GAIGER, Luiz Inácio Germany; LAVILLE, Jean-Louis. Economia Solidária. In: CATTANI, Antonio David et. al. Dicionário internacional da outra economia. CES. Edições Alamedina, 2009. p.162-168

GAIGER, Luiz Inácio Germany. G. O trabalho ao centro da economia popular. In: Encontro Anual da ANPOCS, 13., (GT Trabalho e Sociedade), Caxambu: ANPOCS, 1999a.

LAPORTE, Ana Luzia; FAZIO, Denizart. Encantar a vida com as finanças solidarias. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2017

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In:. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

PIRES, M. F. C. O materialismo histórico dialético e a educação. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, v.1, n. 1, 1997.

POCHIMANN, Marcio; AMORIM, Ricardo. Atlas da exclusão social no Brasil: Os ricos no Brasil. São Paulo: Cortez, 2004.

PRODANOV, C. C, FREITAS, E. C de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SINGER, Paul. Possibilidades da economia solidária no Brasil. In: CUT BRASIL. Sindicalismo e economia solidária: reflexões sobre o projeto da CUT. São Paulo: CUT, 1999. p.51-60.

SINGER, Paul. Introdução à Economia Solidária. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2002.

SINGER, Paul. Globalização e desemprego: diagnóstico e alternativas. São Paulo: Contexto, 2015.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v5n1p49-68

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 988

Total de downloads do artigo: 640