Ecosol rompendo muros: a economia solidária em contraponto ao capitalismo através de uma oficina formativa baseada em tecnologias digitais de informação e comunicação
Resumo
A oficina “Ecosol: rompendo muros” foi desenvolvida pelo Núcleo Catalisador de Empreendimentos Solidários- NUCAES vinculado ao IFPB campus Guarabira. Ela foi elaborada com intuito de possibilitar de um formato remoto o diálogo sobre o que é Economia Solidária e seu contraponto ao Capitalismo. Para tanto, a oficina foi construída para mostrar de forma prática o funcionamento de uma cooperativa solidária em contraponto uma empresa capitalista de uma forma dinâmica e interativa, utilizando-se de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) enquanto metodologias ativas que se fortalecem após o cenário pandêmico vivenciado pelo mundo entre 2021 e 2022. Deste modo, tem-se o contraponto da propriedade privada dos meios de produção e sua operação com fins lucrativos diferente da cooperativa que o intuito é a prestação de serviços para os seus cooperados, sendo organizada de forma coletiva e através da autogestão. Este trabalho busca descrever esta oficina, construída a fim de propiciar a aproximação da temática a comunidade que ainda desconhece a Economia Solidária e propiciar o acesso amplo ao público que poderá reproduzi-la em espaços formativos específicos. Além disso, traz a avaliação de uma aplicação teste realizada no mês de fevereiro de 2022 a fim de mostrar sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem dos envolvidos.
Palavras-chave
economia solidária; TDIC; autogestão
Texto completo:
Referências
ABREU, Tatiana Losano de Abreu; OLIVEIRA, Alysson André Régis. Economia Solidária: contribuições para a formação omnilateral de caráter emancipatório dos empreendimentos econômicos solidários. Belo Horizonte: Editora Dialética, 2021.
CANI, Josiane Brunetti; SANDRINI, Elizabete Gerlânia Caron; SOARES, Gilvan Mateus; SCALZER, Kamila. Educação e COVID-19: a arte de reinventar a escola mediando a aprendizagem “prioritariamente” PELAS TDIC. Revista Ifes Ciência. V. 6, 2020, p. 23-39. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/713. Acesso em: 08 nov. 2022.
COSTA, F. A. Ensinar e aprender com tecnologias na formação inicial de professores. In: Colóquio da AFIRSE, 12., 2003, Lisboa. Atas [...] Lisboa, AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2003. p. 1-14. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/228599406_Ensinar_e_aprender_com_tecnologias_na_Formacao_Inicial_de_Professores Acesso em: 08 nov. 2022.
DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos. MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema. V. 14, n. 1, 2017, p. 268-288. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/404. Acesso em: 08 nov. 2022.
FÓRUM BRASILEIRO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA. O que é Economia Solidária. 2018. Disponível em: https://cirandas.net/fbes/o-que-e-economia-solidaria. Acesso em: 08 nov. 2022.
LEAL, K. S. L; RODRIGUES, M. de S. Economia Solidária: conceitos e princípios norteadores. Revista Humanidades e Inovação,v.5 n. 11, 2018, disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/844. Acesso em: 08 nov. 2022.
MAXIMINO, Mayara Ewellyn Sá. Tecnologias digitais no contexto históricocultural: conexões entre cultura, tecnologia e educação. In: Anais do Congresso Universidade, Educação a Distância e Software Livre, 2017. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/ueadsl/article/view/12218 Acesso em: 08 nov. 2022.
MARX, K. H. O Capital. 25 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, v. 1, 2008.
MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos Alberto de; MORALES, Ofelis Elisa Torres (Org) Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. V. 2, PROEX/UEPG, 2015. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf Acesso em: 08 nov. 2022.
REIS, Cláudia O’Connor dos. Fotologs artísticos: análise do papel do artista em um meio comunicacional. 2007. 85f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2007.
SANT’ANNA, Fátima Fuganholi Abiuzzi; SANT’ANNA, Daniel Vieira. google meet como modalidade de ensino remoto: possibilidade de prática pedagógica. In: Anais Congresso Internacional de Educação e Tecnologias. 2020. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1787/1424. Acesso em: 04 abr. 2022.
SHENEIDER, Eduarda Maria; LIMA, Bárbara Grace Tobaldini de; TOMAZINI NETO, Bruna Cristina; NUNES, Silvana Aguero. O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC): Possibilidades para o Ensino (não) presencial durante a Pandemia COVID-19. Revista Cientifica Educação, v. 4, n. 8, out. 2020. Disponível em: https://oasisbr.ibict.br/vufind/Record/RCE_96d65c1d70b80aa07ce18d33d71b0012 Acesso em: 08 nov. 2022.
SINGER, a Economia solidária no Governo Federal, p.3-4 disponível em: PaulSinger.pmd (ipea.gov.br) acesso em: 24 de ago .2004.
SINGER, P. Introdução à Economia Solidária. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2002.
SMYTGE, Kelli C. A. S; ANDRADE, Rafael de Castro. Estudo comparativo de ferramentas colaborativas online para facilitação visual. In: Anais do 10° CIDI e 10° CONGIC. 2021. Disponível em: http://pdf.blucher.com.br.s3-sa-east-1.amazonaws.com/designproceedings/cidiconcic2021/088-353236-CIDI-Tecnologia.pdf Acesso em: 04 abr. 2022.
Visitas a este artigo: 284
Total de downloads do artigo: 249