Ecosol rompendo muros: a economia solidária em contraponto ao capitalismo através de uma oficina formativa baseada em tecnologias digitais de informação e comunicação

Livia Kelly Soares Silva

Instituto Federal da Paraíba (IFPB) Brasil

Francielly Ferreira de Lima

Instituto Federal da Paraíba (IFPB) Brasil

Tatiana Losano de Abreu

ORCID iD Instituto Federal da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

A oficina “Ecosol: rompendo muros” foi desenvolvida pelo Núcleo Catalisador de Empreendimentos Solidários- NUCAES vinculado ao IFPB campus Guarabira. Ela foi elaborada com intuito de possibilitar de um formato remoto o diálogo sobre o que é Economia Solidária e seu contraponto ao Capitalismo. Para tanto, a oficina foi construída para mostrar de forma prática o funcionamento de uma cooperativa solidária em contraponto uma empresa capitalista de uma forma dinâmica e interativa, utilizando-se de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) enquanto metodologias ativas que se fortalecem após o cenário pandêmico vivenciado pelo mundo entre 2021 e 2022. Deste modo, tem-se o contraponto da propriedade privada dos meios de produção e sua operação com fins lucrativos diferente da cooperativa que o intuito é a prestação de serviços para os seus cooperados, sendo organizada de forma coletiva e através da autogestão. Este trabalho busca descrever esta oficina, construída a fim de propiciar a aproximação da temática a comunidade que ainda desconhece a Economia Solidária e propiciar o acesso amplo ao público que poderá reproduzi-la em espaços formativos específicos. Além disso, traz a avaliação de uma aplicação teste realizada no mês de fevereiro de 2022 a fim de mostrar sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem dos envolvidos.

Palavras-chave


economia solidária; TDIC; autogestão


Texto completo:

Referências


ABREU, Tatiana Losano de Abreu; OLIVEIRA, Alysson André Régis. Economia Solidária: contribuições para a formação omnilateral de caráter emancipatório dos empreendimentos econômicos solidários. Belo Horizonte: Editora Dialética, 2021.

CANI, Josiane Brunetti; SANDRINI, Elizabete Gerlânia Caron; SOARES, Gilvan Mateus; SCALZER, Kamila. Educação e COVID-19: a arte de reinventar a escola mediando a aprendizagem “prioritariamente” PELAS TDIC. Revista Ifes Ciência. V. 6, 2020, p. 23-39. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/713. Acesso em: 08 nov. 2022.

COSTA, F. A. Ensinar e aprender com tecnologias na formação inicial de professores. In: Colóquio da AFIRSE, 12., 2003, Lisboa. Atas [...] Lisboa, AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2003. p. 1-14. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/228599406_Ensinar_e_aprender_com_tecnologias_na_Formacao_Inicial_de_Professores Acesso em: 08 nov. 2022.

DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos. MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema. V. 14, n. 1, 2017, p. 268-288. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/404. Acesso em: 08 nov. 2022.

FÓRUM BRASILEIRO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA. O que é Economia Solidária. 2018. Disponível em: https://cirandas.net/fbes/o-que-e-economia-solidaria. Acesso em: 08 nov. 2022.

LEAL, K. S. L; RODRIGUES, M. de S. Economia Solidária: conceitos e princípios norteadores. Revista Humanidades e Inovação,v.5 n. 11, 2018, disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/844. Acesso em: 08 nov. 2022.

MAXIMINO, Mayara Ewellyn Sá. Tecnologias digitais no contexto históricocultural: conexões entre cultura, tecnologia e educação. In: Anais do Congresso Universidade, Educação a Distância e Software Livre, 2017. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/ueadsl/article/view/12218 Acesso em: 08 nov. 2022.

MARX, K. H. O Capital. 25 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, v. 1, 2008.

MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos Alberto de; MORALES, Ofelis Elisa Torres (Org) Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. V. 2, PROEX/UEPG, 2015. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf Acesso em: 08 nov. 2022.

REIS, Cláudia O’Connor dos. Fotologs artísticos: análise do papel do artista em um meio comunicacional. 2007. 85f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2007.

SANT’ANNA, Fátima Fuganholi Abiuzzi; SANT’ANNA, Daniel Vieira. google meet como modalidade de ensino remoto: possibilidade de prática pedagógica. In: Anais Congresso Internacional de Educação e Tecnologias. 2020. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1787/1424. Acesso em: 04 abr. 2022.

SHENEIDER, Eduarda Maria; LIMA, Bárbara Grace Tobaldini de; TOMAZINI NETO, Bruna Cristina; NUNES, Silvana Aguero. O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC): Possibilidades para o Ensino (não) presencial durante a Pandemia COVID-19. Revista Cientifica Educação, v. 4, n. 8, out. 2020. Disponível em: https://oasisbr.ibict.br/vufind/Record/RCE_96d65c1d70b80aa07ce18d33d71b0012 Acesso em: 08 nov. 2022.

SINGER, a Economia solidária no Governo Federal, p.3-4 disponível em: PaulSinger.pmd (ipea.gov.br) acesso em: 24 de ago .2004.

SINGER, P. Introdução à Economia Solidária. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2002.

SMYTGE, Kelli C. A. S; ANDRADE, Rafael de Castro. Estudo comparativo de ferramentas colaborativas online para facilitação visual. In: Anais do 10° CIDI e 10° CONGIC. 2021. Disponível em: http://pdf.blucher.com.br.s3-sa-east-1.amazonaws.com/designproceedings/cidiconcic2021/088-353236-CIDI-Tecnologia.pdf Acesso em: 04 abr. 2022.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v8n3p188-208

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 284

Total de downloads do artigo: 249