CONTABILIDADE, GESTÃO E TRANSPARÊNCIA NO TERCEIRO SETOR: UMA ANÁLISE NAS ASSOCIAÇÕES RURAIS DO MUNICÍPIO DE SERTÂNIA-PE

Wilton Alexandre de Melo

Brasil

Lucicleide de Souza Freire

Brasil

Mauriceia Carvalho Nascimento

Brasil

Cristiane Gomes da Silva

Brasil

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo identificar como a contabilidade contribui na gestão das associações rurais do município de Sertânia-PE. Para atingir o objetivo proposto, a metodologia utilizada foi à pesquisa exploratória e descritiva, caracterizada como pesquisa de levantamento, com abordagem quali-quantitativa, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário. A amostra é composta por 50 associações escolhidas aleatoriamente e por acessibilidade. Os principais resultados evidenciaram que as prestações de contas de 96% das associações são realizadas na própria sede das associações durante as reuniões periódicas. Todas contam com auxilio de contadores, apesar destes profissionais não serem tão presentes, pelo fato de seus serviços estarem restritos a questões burocráticas.  O que demanda o auxílio e suporte do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS). 70% das associações só vêem no trabalho da contabilidade o suporte dos serviços burocráticos, como as obrigações e exigências sociais e tributárias inerentes ao terceiro setor que devem ser atualizadas. Apesar de estarem satisfeitas com os serviços prestados não fazem uso dos serviços contábeis para subsidiar o gerenciamento e processo decisório das associações.

Texto completo:

Referências


BRASIL. IBGE. Censo Demográfico, 2010. Disponível em: . Acesso em: 19 nov. 2018.

______. Lei 10406/02. Presidência da República. Código Civil. Disponivel em: . Acesso em: 19 nov. 2018.

BENTO, G. D. et al. Contabilidade e Gestão no terceiro setor: um estudo bibliométrico em periódicos nacionais. 2010.

CABRAL, E. H. S. TERCEIRO SETOR-Gestão e controle social. Editora Saraiva, 2017.

CARNEIRO, A. F.; OLIVEIRA, D. L.; TORRES, L. C. Accountability e Prestação de Contas das Organizações do Terceiro Setor: Uma Abordagem à Relevância da Contabilidade, Sociedade, Contabilidade e Gestão, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, jul/dez 2011.

CUSTÓDIO, E. B.; JACQUES, F.V.S.; QUINTANA, A.C. Organizações sem fins lucrativos: Um estudo bibliométrico nonprofits: A bibliometricstudysin fines de lucro: Um estúdio bibliométrico, Revista Ambiente Contábil – UFRN – Natal-RN.v. 5. n. 2, p. 107 – 127, jul./dez. 2013.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa4. ed. São Paulo: Atlas S.A, 2002.

MAÑAS, A.V. MEDEIROS, E.E. Terceiro setor: um estudo sobre a sua importância no processo de desenvolvimento socio-econômico, Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 2, n. 2, p. 15-29, jul./dez. 2012.

MARCONI, M. A. LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica, 5ª Edição São Paulo. Editora Atlas S. A. 2003.

MÁRIO, P. C.et al. A utilização de instrumentos de contabilidade gerencial em entidades do terceiro setor. Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 8, n. 1, 2013.

MARQUES, B. A.et al. Terceiro Setor: panorama das tendências de 1998 a 2013 por meio de um estudo bibliométrico. Enfoque: Reflexão Contábil, v. 34, n. 2, p. 71-89, 2015.

MINAYO, M. C. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

MINISTERIO DA AGRICULTURA. Como criar e administrar associações de produtores rurais. Disponível em: . Acesso em: 23 de agosto de 2018.

NETO, M. C.; FREITAS M. M. M. A contabilidade como instrumento de transparência para as entidades do terceiro setor: Um estudo de caso na associação de assistência a criança deficiente (AACD), faculdade cearense – FAC, Fortaleza - CE, 2013.

OLAK, P.A.; SLOMSKI, V.; ALVES, C. V. O. As publicações acadêmicas da pesquisa contábil no Brasil, no âmbito das organizações do terceiro setor, Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, Brasília, v. 2, n. 1, art. 2, p. 24-46, jan/abr. 2008.

PACE, E. S. U. Metodologias de avaliação de desempenho com a criação de valor como contribuição ao planejamento das organizações sem fins lucrativos. 2009. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

PIZA, S. C. T.et al. A aderência das práticas contábeis das entidades do terceiro setor às normas brasileiras de contabilidade: um estudo multicaso de entidades do município de São Paulo-SP. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, v. 17, n. 3, p. 78-97, 2013.

PORTAL DE CONTABILIDADE. Normas Contábeis. Disponível em: . Acesso em: 25 de abril de 2019.

RODRIGUES, R. C. et al. Contabilidade no terceiro setor: estudo biométrico no período de 2004 a 2014. Fortaleza - CE. 2016.

SANGALLI, A. R. et al. Associativismo na agricultura familiar: contribuições para o estudo do desenvolvimento no assentamento rural lagoa grande, em dourados (ms), BRASIL. Organizações Rurais & Agroindustriais, v. 17, n. 2, 2015.

SILVA, A. C.R. Metodologia da pesquisa aplicada à contabilidade: orientação de estudos, projetos, artigos, relatórios, monografias, dissertações, teses/ Antonio Carlos Ribeiro da Silva. -2. ed. -2. Reimpr. –São Paulo: Atlas, 2008.

SOUZA, C. J. Contabilidade aplicada ao terceiro setor, Faculdade de tecnologia e ciências sócias aplicadasUniCEUB, Brasília – DF, 2013.

SOUZA, Fábio Batista de. Associativismo Rural: uma análise da Associação Comunitária Barra da Espingarda em Caicó/RN. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

TONIASSO, H. R. et al. Agricultura Familiar e Associativismo Rural– o caso associação harmonia de agricultura familiar de Mato Grosso do Sul e a sua sustentabilidade. Informe Gepec, v. 11, n. 2, 2007.

TORRES, H.G.B. Contabilidade do Terceiro Setor: Um estudo nas associações rurais do município de Monteiro- PB, UEPB, Monteiro- PB, 2018.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v5n3p45-66

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1258

Total de downloads do artigo: 842