EXIGÊNCIAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL: AS PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES E A REALIDADE DOS BACHARÉIS

Michele Araújo do Rego Lima

Raquel dos Santos Fonseca

Vanessa Rodrigues Duarte

João Gabriel Nascimento de Araújo

ORCID iD

Tiago de Moura Soeiro

ORCID iD

Resumo

Através de questionários aplicados com graduandos e graduados do curso de ciências contábeis, mais especificamente com os discentes do 1º e 2º semestre (143 participantes) para representar o ingresso no curso, do 7º e 8º semestre (69 participantes) para a amostra dos concluintes e os graduados entre 2008 e 2017 (88 participantes) para representar o egresso. Obteve-se uma amostra no total de 300 pesquisados, para responder o objetivo deste trabalho que é saber dos formandos e formados (nos últimos 10 anos), se os conhecimentos adquiridos durante o curso de ciências contábeis são suficientes para atender as necessidades e exigências para o ingresso no mercado de trabalho, pois tem se cobrado dos profissionais uma atenção maior devido as constantes mudanças e atualizações na área contábil. Para isto apresentamos o perfil dos atuais graduados e graduando, onde 54% foram de mulheres e 46% homens, 50% da amostra estavam entre seus 21 e 28 anos e 43% recebiam renda familiar até R$ 2.000,00(dois mil reais), 85% estudam/estudaram na Faculdade Santa Helena. A identificação com o curso 59% foi apontada coma o maior influenciador pela escolha do curso, 49% responderam que utilizam a internet como maior fonte de atualização. 36% da amostra têm perspectiva de atuar na área privada ou prestar concurso público, 88% afirmaram ter entre boa e ou excelente expectativas quanto o mercado de trabalho, como diferencia para ingresso nesse mercado diante de uma especialização 32% desejam se especializar na área tributária, e apena 44% dos profissionais possuem CRC. Embora 69% afirmem estar satisfeito com os conhecimentos adquiridos nas IES, 64 dos 88 graduados participantes responderam que os mesmos não foram suficientes diante das necessidades e exigências do mercado de trabalho.

Texto completo:

Referências


BEUREN, I. M.; et al. Como elaborar trabalhos monoGráficos em Contabilidade: teoria e prática. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2012.

Conselho Federal de Contabilidade. Resolução CFC n. 560/1983. Dispõe sobre as prerrogativas profissionais de que trata o artigo 25 do Decreto-lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946. Acessado em 7 de novembro de 2017, de http://www.legisweb.com.br /legislação/?Id=95495.

CFC Conselho Federal de Contabilidade. NBC PG 12 (R3) - Normas Brasileiras de Contabilidade, Normas Profissionais. Disponível em: < http://cfc.org.br/tecnica/normas-brasileiras-de-contabilidade/>. Consultado em: 07/11/2017.

CFC Conselho Federal de Contabilidade. RESOLUÇÃO CFC No 560/83. Disponível em: < www.cfc.org.br>. Consultado em: 09/11/2017.

CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da administração. 9º ed. Barueri, São Paulo: Manole, 2014.

DIAS, Dario Dal Col., RODRIGUES, Rubens Roberto, FERREIRA, Marcelo Marchini. Perfil do egresso do curso de ciências contábeis da FECILCAM. 2011. Acessado em: http://www.fecilcam.br/nupem/anais_vi_epct/PDF/ciencias_sociais/29.pdf na data 06/10/2017

FRANCO, Hilário. A contabilidade na era da globalização. São Paulo: Atlas, 1999.

FREITAS, Manuela. Margem de segmento como ferramenta de gestão: estudo de caso em um centro de educação profissional do SENAC/RN. Disponível em:< https://monografias. ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/3873/1/ManuelaRFF_Monografia.pdf>. Acesso em 04 de novembro de 2017.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social, 6º ed. São Paulo, Atlas, 2008.

HENDRIKSEN, Edson. VAN BREDA, Teoria da contabilidade, atlas 2015.

IUDÍCIBUS, Sérgio. Contabilidade Gerencial. 6ª ed. reimpr. São Paulo: Atlas, 2009.

IUDÍCIBUS, Sergio de. MARION, José Carlos. FARIA Ana Cristina de. Introdução à Teoria da Contabilidade para nível de graduação. 5º ed. São Paulo: Atlas, 2009.

________. Introdução à Teoria da Contabilidade para nível de graduação. 11º ed. São Paulo: Atlas, 2010.

INEP/MEC – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira. MEC e INEP divulgam dados só Censo da Educação Superior 2016, em 31/08/2017. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/mec-e-inep-divulgam-dados-do-censo-da-educacao-superior-2016/21206. Consultado em: 19/ 10/2017.

________. Relatório do censo da educação superior 2016 notas estatísticas em 31/08/2017. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2016/censo_ superior_Tabelas.pdf, em 31/08/2017. Disponível em: Consultado em: 29/10/2017.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: Método e Técnicas. 3º ed. São Paulo: Atlas, reimpressão 2012.

SÁ, Antônio Lopes de. Teoria da Contabilidade. 5 ª ed. São Paulo: Atlas 2010.

SÁ, Luciano; Neco, Luís. Um estudo sobre os determinantes de desempenho no Enfade de alunos do curso de ciências contábeis. Revista Brasileira de Contabilidade nº 213. P. 29

SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 2001. Acessado em: 06/10/2017

SILVA, Rosane Maria Pio da. Percepção de formandos em ciências contábeis sobre sua preparação para ingresso no mercado de trabalho: um estudo no âmbito dos cursos do Distrito Federal. (2008). Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/3079 Acesso em: 06/10/2017

SOMARIVA, Kátia. As Perspectivas da Profissão Contábil Para os Formandos em Ciências Contábeis da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco. (2011) Biblioteca digital curso de ciências contábeis 3.4 (2013).

VASCONCELOS, A. F. D. (2009). Professores em Ciências Contábeis: um estudo sobre as competências para o exercício da docência nos cursos presenciais no Nordeste Brasileiro. Acessado em: http://repositorio.unb.br/handle/10482


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v4n2p%25p

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1013

Total de downloads do artigo: 1095