A FENOMENOLOGIA DA PERCEPÇÃO DE MERLEAU-PONTY E AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO POSSIBILIDADE DE RESSIGNIFICAÇÃO DO CORPO
DOI:
https://doi.org/10.35512/ras.v7i4.8189Resumo
O corpo constitui elemento essencial nas aulas de Educação Física, entretanto muitas vezes este é abordado numa perspectiva tecnicista, marcado pelo dualismo (corpo e mente). Mesmo que esta teoria tenha declinado nos últimos tempos ainda se faz presente, reduzindo os corpos a meras máquinas no cotidiano da Educação Física. Diante disso, este estudo possui como objetivo apresentar reflexões sobre a percepção de corpo e as nuances contidas nas experiências vividas em aulas de Educação Física dialogando com o objeto de estudo da Filosofia do Corpo com base na Fenomenologia da Percepção de Maurice Merleau-Ponty. A partir de uma revisão narrativa de caráter descritivo este estudo aponta caminhos para uma corporeidade que respeite a história individual e suas experiências nas aulas de Educação Física a partir da teoria de Merleau Ponty apresentada na literatura. Por fim, aponta-se que a Fenomenologia da percepção constitui um caminho de ressignificação da motricidade humana necessária nas aulas de Educação Física.
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