COMUNIDADE DE PRÁTICA, COMPARTILHAMENTOS E APRENDIZADOS: APROXIMAÇÕES DESDE A REDE SERGIPANA DE AGROECOLOGIA

Authors

  • Tanise Pedron da Silva Instituto Federal do Rio Grande do Sul.
  • Flávia Charão Marques Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

DOI:

https://doi.org/10.35512/ras.v6i3.6694

Abstract

A facilitação do compartilhamento de experiências entre agricultores, e entre eles e outros atores faz parte dos princípios fundamentais do trabalho em agroecologia. Isto instiga a busca de abordagens e metodologias que melhor conduzam a análise de processos relacionados ao conhecimento desde uma perspectiva que promova a interação entre atores e as organizações envolvidas. A utilização da perspectiva das Comunidades de Práticas (CdP) surge como um caminho que permite analisar a aprendizagem a partir da observação e registro das trocas e compartilhamentos de conhecimento e experiência, nos quais as pessoas ampliam suas capacidades ao interagir entre si. A partir de uma metodologia qualitativa que envolveu entrevistas em profundidade e observação participante, este trabalho analisa alguns processos de aprendizagem desenvolvidos pela Rede Sergipana de Agroecologia (RESEA), identificando elementos que caracterizam Comunidades de Práticas, de modo a avaliar o potencial desta abordagem para a construção do conhecimento. Os engajamentos políticos e as participações diretas das pessoas em atividades relacionadas à promoção da agroecologia estão correlacionadas ao processo de aprendizagem individual e à organização social para interferir em cursos de ação, como no caso das Leis Estaduais para Sementes Crioulas e para Agroecologia em Sergipe. O entendimento da trajetória da RESEA como formação de uma CdP, finalmente, aponta para processos de aprendizagens relacionados à dinâmica de ações coletivas

Author Biographies

Tanise Pedron da Silva, Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

Engenheira agrônoma. Mestre em Extensão Rural. Doutora em Desenvolvimento Rural.

Flávia Charão Marques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Engenheira agrônoma, pós-graduação em Desenvovlimento Rural. Atua no curso de Agronomia e na Pós-Graduação em Desenvovlimento Rural da UFRGS.

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Published

2022-07-15

Issue

Section

Artigos