Produção e comercialização de produtos agrícola através de mercado institucional no munícipio de Vieirópolis/Pb

Authors

  • Manoel Chagas de Oliveira Universidade Federal da Paraíba
  • Belísia Lúcia Moreira Toscano Diniz Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Campus III
  • Ronildo Roberto de Oliveira Mestre em Sistemas agroindustrial pela Universidade Federal de Campina Grande UFCG, Campus de Pombal.
  • Bruno da Silva Engenheiro agrônomo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB.

DOI:

https://doi.org/10.35512/ras.v4i1.4200

Abstract

O objetivo do estudo foi avaliar a produção e a comercialização de produtos agrícola em transição agroecológica, tendo como foco principal o mercado institucional: PAA – Programa de Aquisição de Alimentos. Para avaliar a produção e a comercialização foram selecionados 12 (doze) agricultores familiares envolvidos no programa, residentes no Sitio Riacho dos Xavieis, zona rural do munícipio de Vieirópolis/PB, onde essas famílias realizam plantio de hortaliças e fruteiras para comercialização através do PAA na modalidade doação simultânea. O público envolvido são agricultores de baixa renda inseridos no cadastrado único de programas sociais do governo federal (CADUNICO), com Declaração de Aptidão ao Pronaf – (DAP) ativas e que tem acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF). A obtenção dos dados ocorreu mediante a realização de visitas, reuniões, entrevistas e acompanhamentos às unidades de produção. Na execução dos 3 (três) projetos, verificou-se uma adesão tímida dos agricultores familiares da comunidade ao programa, por consequência o montante de recursos aplicados apresentou-se baixo devido a limitação do valor individual por agricultor/DAP/ano (R$4.500,00 a 6.500,00) e os preços pagos por alguns produtos inferiores ao mercado aberto. Entretanto, constata-se diversificação de produção e comercialização: Projeto I – 19 produtos, projeto II – 32 produtos e projeto III – 24 produtos, além de agregação de valor com a transformação de produtos in-natura em bolos, doces e polpas. Em comparação com a evolução a nível nacional observou-se evolução nos seguintes aspectos: recursos aplicados, números de agricultores e quantidade de alimentos comercializados/doados. A comercialização institucional é um importante alternativa para o escoamento da produção agrícola e a melhoria de renda dos agricultores familiares.

Author Biographies

Manoel Chagas de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Licenciado em Ciências agrárias, pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Belísia Lúcia Moreira Toscano Diniz, Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Campus III

Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba – UFPB,  Campus III

Ronildo Roberto de Oliveira, Mestre em Sistemas agroindustrial pela Universidade Federal de Campina Grande UFCG, Campus de Pombal.

Mestre em Sistemas agroindustrial pela Universidade Federal de Campina Grande  UFCG, Campus de Pombal.

Bruno da Silva, Engenheiro agrônomo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB.

Engenheiro agrônomo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB.

References

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Published

2020-06-27

Issue

Section

Nota Técnica