A FENOMENOLOGIA DA PERCEPÇÃO DE MERLEAU-PONTY E AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO POSSIBILIDADE DE RESSIGNIFICAÇÃO DO CORPO

Gertrudes Nunes Melo

Brasil

Samara Celestino dos Santos

IFPB

Giulyanne Maria Silva Souto

IFPB Brasil

Iraquitan de Oliveira Caminha

UFPB

Resumo

O corpo constitui elemento essencial nas aulas de Educação Física, entretanto muitas vezes este é abordado numa perspectiva tecnicista, marcado pelo dualismo (corpo e mente). Mesmo que esta teoria tenha declinado nos últimos tempos ainda se faz presente, reduzindo os corpos a meras máquinas no cotidiano da Educação Física. Diante disso, este estudo possui como objetivo apresentar reflexões sobre a percepção de corpo e as nuances contidas nas experiências vividas em aulas de Educação Física dialogando com o objeto de estudo da Filosofia do Corpo com base na Fenomenologia da Percepção de Maurice Merleau-Ponty. A partir de uma revisão narrativa de caráter descritivo este estudo aponta caminhos para uma corporeidade que respeite a história individual e suas experiências nas aulas de Educação Física a partir da teoria de Merleau Ponty apresentada na literatura. Por fim, aponta-se que a Fenomenologia da percepção constitui um caminho de ressignificação da motricidade humana necessária nas aulas de Educação Física.

Texto completo:

Referências


ALKIMIM, A. F. A fenomenologia de Merleau-Ponty. Pensar-Revista Eletrônica da FAJE, v. 7, n. 2,

p. 255-266, 2016.

CAMINHA, I. de O. Corporeidade, fenomenologia e psicanálise: os teatros do corpo. International

Studies on Law and Education, v. 40, p. 1-10, 2021.

FRANCO, M. A.; MENDES, M. I. B. de S. Fenomenologia e educação física: uma revisão dos

conceitos de corpo e motricidade. Motrivivência v. 27, n. 45, p. 209-218, 2015.

GOMES, J. R.; CAMINHA, I. de O. Do corpo como res extensa de Descartes ao corpo próprio de

Merleau-Ponty. Dialektiké, v. 1, n. 4, p. 15-28, 2017.

LE BRETON, D. A sociologia do corpo. 6. ed. tradução de Sônia M.S. Fuhrmann. - Petrópolis, RJ:

Vozes, 2012.

LIMA, M. M. CORPOREIDADE E PEREGRINAÇÃO: UM MODO DE SERMOS CORPO. In: XX

Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. 4. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2018.

NÓBREGA, T. P. da. Epistemologias do corpo: a filosofia e a arte como atos de significação. Pesquisas

sobre o corpo, ciências humanas e educação. São Paulo: FAPESP, 2007.

NÓBREGA, T. P. da. Uma fenomenologia do corpo. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010

PATRICIO, T. L.; CARBINATTO, M. V. Merleau-Ponty e ginástica para todos: repensando paradigmas

na educação física/esporte. Conexões, v. 19, p. e021025, 2021.

REIS, N. B. O Corpo como expressão segundo a filosofia De Merleau-Ponty. Kínesis-Revista de

Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia, v. 3, n. 06, p. 137-153, 2011.

SOUZA, K. T. A.; DE SOUZA, F. das C. Corpo-próprio: De corpo-objeto à corpo-sujeito em Merleau-

Ponty. Problemata: Revista Internacional de Filosofía, v. 8, n. 2, p. 48-56, 2017.


DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v7i4.8189

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 164

Total de downloads do artigo: 109