A FENOMENOLOGIA DA PERCEPÇÃO DE MERLEAU-PONTY E AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO POSSIBILIDADE DE RESSIGNIFICAÇÃO DO CORPO

Gertrudes Nunes Melo

Brasil

Samara Celestino dos Santos

IFPB

Giulyanne Maria Silva Souto

IFPB Brasil

Iraquitan de Oliveira Caminha

UFPB

Resumo

O corpo constitui elemento essencial nas aulas de Educação Física, entretanto muitas vezes este é abordado numa perspectiva tecnicista, marcado pelo dualismo (corpo e mente). Mesmo que esta teoria tenha declinado nos últimos tempos ainda se faz presente, reduzindo os corpos a meras máquinas no cotidiano da Educação Física. Diante disso, este estudo possui como objetivo apresentar reflexões sobre a percepção de corpo e as nuances contidas nas experiências vividas em aulas de Educação Física dialogando com o objeto de estudo da Filosofia do Corpo com base na Fenomenologia da Percepção de Maurice Merleau-Ponty. A partir de uma revisão narrativa de caráter descritivo este estudo aponta caminhos para uma corporeidade que respeite a história individual e suas experiências nas aulas de Educação Física a partir da teoria de Merleau Ponty apresentada na literatura. Por fim, aponta-se que a Fenomenologia da percepção constitui um caminho de ressignificação da motricidade humana necessária nas aulas de Educação Física.

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DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v7i4.8189

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