MINICONTOS MULTIMODAIS E USO DO PADLET PARA O ENFRENTAMENTO AO RACISMO DESDE A INFÂNCIA

Esp. EDINALDO DE FREITAS OLIVEIRA DUARTE

IFPB Brasil

Drª MARIA MARIA LEUZIEDNA DANTAS

ORCID iD IFPB Brasil

Resumo

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no meio educacional permitem novas maneiras de expressão, interação e produção de conhecimentos. Neste sentido, pretende-se com este artigo, desenvolver um estudo sobre o gênero discursivo miniconto multimodal, através da abordagem de uma proposta didática para o ensino e aprendizagem da leitura e escrita no Fundamental I, por meio do uso da ferramenta digital padlet. Para tanto, utilizamos como metodologia a perspectiva qualitativa com fins descritivo-observatórios e ênfase no empírico-social, realizando pesquisas de caráter bibliográfico e exploratório pautadas em artigos científicos, livros e outros meios para construção do estudo. Nessas discussões, utilizamos como principais aportes teóricos: Lakatos e Marconi (1992, 2005), Rojo (2012), Ana Elisa Ribeiro (2013, 2016), Dias et. al (2011, p. 81), Fiorin (2016, p. 69), Bakhtin, (2011, p.282), Ribeiro (2019), Schneuwly e Dolz, (2004). Os resultados e discussão estão pautados no uso das TDICs inseridas no meio educacional com o intuito de contribuir, eficientemente, através do gênero miniconto multimodal para uma educação que visa à diversidade e às ações antirracistas. Então, podemos citar a questão da Lei nº 7.716/1989 – que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou cor–e a importância dos minicontospresentes na cartilha “Nossa Querida Bia: enfrentamento ao racismo desde a infância” ao qual foi elaborada pela Defensoria Pública do Estado da Bahia para uma campanha de conscientização ao fortalecimento e combate ao racismo durante a infância. A partir da ideia de que o uso dos minicontos multimodais tem grande importância no meio educacional, apontamos como resultado a pertinência das ferramentas digitais como o Padlet para o trabalho com esse tipo de gênero, potencializando a leitura e escrita dos educandos com vistas à formação de cidadãos pensantes e comprometidos, capazes de agir democraticamente no meio social.

Texto completo:

Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v6i2.6511

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