INFLUÊNCIA ESPACIAL DE MODELOS DE ELEVAÇÃO NA CARACTERIZAÇÃO DO MEIO FÍSICO NO BAIXO CURSO DO RIO PARAÍBA

Leonardo Pereira e Silva

ORCID iD IFPB/UFPB Brasil

Graduando em Lic em Computação e Informática- IFPB, Bach em Geografia - UFPB, Doutor Eng. Civil e Ambiental - PPGCAM/UFPB

Antônio César de Carvalho

ORCID iD UFPB Brasil

Bach e Lic em Geografia - UFPB, Especialista em Ciências da Linguagem em EAD- UFPB.

Danielle Abrantes de Menezes Carvalho

ORCID iD UFPB

Bach em Turismo – UFPB, Especialista em Gestão Pública Municipal – UFPB, email:

Resumo

O presente estudo, que tem como tema O baixo Paraíba do Norte, esta localizado na porção oriental do Estado da Paraíba, nordeste do Brasil, entre as cordadas de 34s a 34s 6w a 7w. Para a realização do trabalho, foram utilizados os modelos de elevação do terreno SRMT, ASTER GDEM. O levantamento das características do meio físico foi obtido temas como curvas de nível, drenagem e limites da bacia, que possibilitaram a elaboração dos mapas temáticos de declividade do terreno, hipsometria. Os produtos foram elaborados utilizando o software IDRISI, que proporcionou também a avaliação de áreas. Os resultados apontam diferenças expressivas nas redes de drenagem extraídas a partir dos distintos MDE. Isso demonstrando que cabe critério ao usuário ao aplicar esses modelos, além da utilização de alguma fonte complementar de dados para verificar a acurácia dos resultados.

Texto completo:

Referências


ANDRADES FILHO, C.O.; Zani, H.; GRADELLA, F.S. Compatibilidade da rede de drenagem obtida através de dados SRTM, ASTER e carta topográfica DSG: estudo de caso no Pantanal de Aquidauana. In: 2º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal, 2009, Corumbá, MS. Anais 2º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal. São José dos Campos:

Embrapa Informática Agropecuária/INPE, 2009. v. 1. p. 51-61. - ajustar

CAVAZZI, S.; CORSTANJE, R.; MAYR, T.; HANNAM, J. & FEALY, R. Are fine resolution digital elevation models always the best choice in digital soil mapping? Geoderma, 195/196:111-121, 2013.

CORDEIRO, L. L. SANTOS, A. P.; MEDEIROS, N. G.;ABREU, M. V. S.. Influência da Resolução Espacial de Modelos Digitais de Elevação na Delimitação Automática de Áreas de Preservação Permanente em Topos de Morros. Anais XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Foz do Iguaçu, 2013.

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA - EMBRAPA. Serviço Nacional de Levantamento e Conservação de Solos (Rio de Janeiro, RJ). Súmula da 10. Reunião Técnica de Levantamento de Solos. Rio de Janeiro, 1979. 83p. (EMBRAPA-SNLCS. Micelânea, 1).

GASTÃO, F. G. C.; MAIA, L. P. O uso de dados da missão SRTM e sedimentológicos nos estudos de geomorfologia e padrões de drenagem na região dos Lençóis Maranhenses. Revista Brasileira de Cartografia (impresso), v. 62, p. 155-168, 2010.

MELO, N. A, Diagnóstico Geoambiental da bacia hidrográfica do rio Cuia: Recife. UFPE, 2001.

GUTH, P.L. Geomorphometric comparison of ASTER GDEM and SRTM. A special joint symposium of ISPRS Technical Commission IV & Auto Carto in conjunction with ASPRS/CaGIS, 2010.

ROCHA, C. H. B. Geprocessamento: Tecnologia Transdisciplinar. Juiz de Fora, MG Ed. do Autor, 2000.

ROCHA, Maria Beatriz Brandão. Levantamento do meio físico do município de Araxá-MG, utilizando técnicas de geoprocessamento. 2006. 194 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.

SILVA, Jorge Xavier da. Geoprocessamento para análise ambiental: Rio de Janeiro: Edição do Autor.2001.

SILVA, L. P. Modelagem e Geoprocessamento na identificação de áreas com risco de inundação e erosão na bacia do rio Cuiá. 2007. 114 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) -. Centro de Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2007.

TESKE, R.; GIASSON, E.; BAGATINI, T. Comparação do uso de modelos digitais de elevação em mapeamento digital de solos em Dois Irmãos, RS, Brasil. Rev. Bras. Ciênc. Solo [online]. 2014, vol.38, n.5, pp.1367-1376. ISSN 1806-9657.

VILLELA, S. M., Hidrologia Aplicada. São Paulo: Mcgraw- Hill do Brasil, 1975.


DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v4i5.4731

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 734

Total de downloads do artigo: 527