ANÁLISE HIGIÊNICO-SANITÁRIA E ESTRUTURAL DE UM ESTABELECIMENTO ATACADISTA NA CIDADE DE GUANAMBI-BA REALIZADO ATRAVÉS DE CHEK-LIST.

Luzia Almeida Couto

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - campus Guanambi Brasil

Jéssica Souza Coqueiro

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - campus Guanambi Brasil

Mérida Layara Xavier Costa

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - campus Guanambi Brasil

Ana Caroline Silva Santos

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - campus Guanambi Brasil

Resumo

O setor atacadista vem alcançando números satisfatórios no cenário mundial. No Brasil, estes setores, também, fazem parte de grande movimentação comercial. Por isso, estes comércios devem obedecer todas as normas sanitárias vigentes, a fim de garantir a segurança do consumidor e a qualidade dos alimentos que estão sendo ofertados. O presente trabalho tem por objetivo avaliar as condições higiênico-sanitárias e estruturais de um comércio atacadista localizado na cidade de Guanambi-BA, a fim de averiguar sua adequação com os parâmetros exigidos na legislação. Para elaboração do estudo, foi realizado uma visita técnica a um comércio atacadista localizado na cidade de Guanambi-BA, no dia 03 de abril de 2019 para aplicação do Check-List, cujo nome não nos foi permitido a exposição. Para aplicação do Check-List seguimos o modelo estabelecido pela Resolução RDC nº 275 de 21 de outubro de 2002 da ANVISA, de acordo a Lista de Verificação das Boas Práticas de Fabricação em Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos. O Check-List utilizado no desenvolvimento deste trabalho possui 164 itens aplicáveis, contudo, para o estabelecimento analisado, 31 itens não se aplicaram, sendo possível a verificação de apenas 133 itens. Dentre os 133 itens analisados, 127 correspondem a conformidade, equivalendo a 95,5% e 6 itens adequaram-se a categoria de não conformidade, correspondendo a um total de 4,5%. Com base nos resultados obtidos, por meio de cálculos, podemos constatar que o estabelecimento encontra-se com 95,5% de conformidade, Portanto, pode-se classificar o comércio atacadista como “Bom” perante a legislação vigente.

Texto completo:

Referências


BERTI, Rita C.; SANTOS, Daniela Carvalho. Importância do controle de qualidade na indústria alimentícia: prováveis medidas para evitar contaminação por resíduos de limpeza em bebida UHT. Atas de Ciências da Saúde (ISSN 2448-3753), v. 4, n. 1, p. 23-38, 2016.

BOAVENTURA, Luara Thabata Alves et al. Conhecimento De Manipuladores De Alimentos Sobre Higiene Pessoal E Boas Práticas Na Produção DeAlimentos. Revista Univap, v. 23, n. 43, p. 53-62, 2017.

DALL’AGNOL, Laissa Medeiros; Letícia Poletto; SMANIOTTO, Sônia de Avila BottonI Heloísa; SANGIONI, Luís Antonio. Qualidade higiênico-sanitária dos restaurantes cadastrados na Vigilância Sanitária de Santa Maria, RS, Brasil, no período de 2006 a 2010. Ciência Rural, v. 43, n. 1, 2013.

DE CASTRO MARINO, Lúcia Helena Fazzane. Gestão da qualidade e gestão do conhecimento: fatores chave para produtividade e competitividade empresarial. XIII SIMPEP, 2006.

DE ELABORAÇÃO DO PLANO APPCC, Guia. Projeto APPCC Mesa. Convênio CNC/CNI/SEBRAE/ANVISA. Rio de Janeiro, 2001. 314 p. (Qualidade e Segurança Alimentar).

FERREIRA, Isabelle da Silva. Condições higiênicos sanitárias na comercialização de carne bovina em mercados públicos nas cidades de Limoeiro e Vitória de Santo Antão-PE. Trabalho de Conclusão de Curso. 2018.

GENTA, Tânia Maria De Souza; MAURÍCIO, Angélica Aparecida; MATIOLI, Graciette. Avaliação das Boas Práticas através de check-list aplicado em restaurantes self-service da região central de Maringá, Estado do Paraná. Acta Scientiarum. Health Sciences, v. 27, n. 2, 2005.

HARB, Antonio Geraldo et al. As competências organizacionais nos segmentos de hipermercado e supermercado no Brasil. 2005.

LINO, G. C. Condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos de comercialização de carnes nos Mercados Públicos de Jaboatão dos Guararapes, PE. Medicina Veterinária (UFRPE), v. 3, n. 4, p. 1-6, 2011.

MATOS, Vanessa de Souza Rodrigues et al. Perfil sanitário da carne bovina in natura comercializada em supermercados. Rev. Instituto Adolfo Lutz. São Paulo, v. 71, n. 1, p. 187-92, 2012.

PEDROSO, Kátia Rejane Pereira De Queiroga; DA SILVA BERNARDINO, Priscilla Diniz Lima. Aspectos Higiênico-Sanitários De Estabelecimento Comercial Do Tipo Supermercado De Grande Porte. Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia, v. 7, n. 13, p. 68-82, 2016.

RIOS, Tatiane Costella. Boas práticas em supermercados e na central de armazenamento e distribuição. 2012.

RINALDI, José Gilberto Spasiani; MORABITO, Reinaldo; TACHIBANA, Vilma Mayumi. A importância da rapidez de atendimento em supermercados: um estudo de caso. Gestão & Produção, p. 1-14, 2009.

RODRIGUES, Alline Alves et al. Aspectos higiênico-sanitários de estabelecimentoscomercializadores de carnes no município de Bom Jesus-PI. Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal, v. 11, n. 1, p. 94-103, 2017.

SEVERO, Juliana Soares. et al. Segurança alimentar e controle de qualidade em uma rede de supermercados de Teresina-PI. Brazilian Journal of Food Research, Campo Mourão, v. 7, n. 1, p. 112-124, mai. /ago. 2016.

VASCONCELLOS, Ana Beatriz Pinto de Almeida; MOURA, Leides Barroso Azevedo de. Segurança alimentar e nutricional: uma análise da situação da descentralização de sua política pública nacional. Cadernos de Saúde Pública, v. 34, p. e00206816, 2018.


DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v4i5.4632

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 822

Total de downloads do artigo: 612