Produção e comercialização de produtos agrícola através de mercado institucional no munícipio de Vieirópolis/Pb

Manoel Chagas de Oliveira

Universidade Federal da Paraíba Brasil

Licenciado em Ciências agrárias, pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Belísia Lúcia Moreira Toscano Diniz

Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Campus III Brasil

Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba – UFPB,  Campus III

Ronildo Roberto de Oliveira

Mestre em Sistemas agroindustrial pela Universidade Federal de Campina Grande UFCG, Campus de Pombal. Brasil

Mestre em Sistemas agroindustrial pela Universidade Federal de Campina Grande  UFCG, Campus de Pombal.

Bruno da Silva

Engenheiro agrônomo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB. Brasil

Engenheiro agrônomo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB.

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar a produção e a comercialização de produtos agrícola em transição agroecológica, tendo como foco principal o mercado institucional: PAA – Programa de Aquisição de Alimentos. Para avaliar a produção e a comercialização foram selecionados 12 (doze) agricultores familiares envolvidos no programa, residentes no Sitio Riacho dos Xavieis, zona rural do munícipio de Vieirópolis/PB, onde essas famílias realizam plantio de hortaliças e fruteiras para comercialização através do PAA na modalidade doação simultânea. O público envolvido são agricultores de baixa renda inseridos no cadastrado único de programas sociais do governo federal (CADUNICO), com Declaração de Aptidão ao Pronaf – (DAP) ativas e que tem acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF). A obtenção dos dados ocorreu mediante a realização de visitas, reuniões, entrevistas e acompanhamentos às unidades de produção. Na execução dos 3 (três) projetos, verificou-se uma adesão tímida dos agricultores familiares da comunidade ao programa, por consequência o montante de recursos aplicados apresentou-se baixo devido a limitação do valor individual por agricultor/DAP/ano (R$4.500,00 a 6.500,00) e os preços pagos por alguns produtos inferiores ao mercado aberto. Entretanto, constata-se diversificação de produção e comercialização: Projeto I – 19 produtos, projeto II – 32 produtos e projeto III – 24 produtos, além de agregação de valor com a transformação de produtos in-natura em bolos, doces e polpas. Em comparação com a evolução a nível nacional observou-se evolução nos seguintes aspectos: recursos aplicados, números de agricultores e quantidade de alimentos comercializados/doados. A comercialização institucional é um importante alternativa para o escoamento da produção agrícola e a melhoria de renda dos agricultores familiares.

Texto completo:

Referências


FEISTAUER, D.P.E. LOVATO, A.C. MACHADO DA ROSA, A.SIMINKL. Avaliação da transição agroecológica em propriedades rurais familiares em sistema orgânico e convencional de produção no norte do Mato Grosso. Revista Brasileira de Agroecologia. 12, Mato Grosso: IISSN, 2017.

ASCOM/MDS - Programa de aquisição de alimentos - Renda para quem produz e comida na mesa de quem precisa, 2012. Disponível em: < http://www.mda.gov.br/sitemda/sites/sitemda/files/user_arquivos_64/CARTILHA_PAA_FINAL.pdf>; Acesso em 05 de dezembro de 2017.

Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário. O que é a agricultura familiar. Disponível em: ; Acesso em 25 de novembro de 2017.

GRISA, CATIA; SCHMITT, CLAUDIA J.; MATTEI, LAURO F.; MALUF, RENATO S.; LEITE, SERGIO P. Contribuições do Programa de Aquisição de Alimentos à segurança alimentar e nutricional e à criação de mercados para a agricultura familiar, 3, ed., v.8, Brasília: Agriculturas, 2011.

GERÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DAS AÇÕES DA AGRICULTURA FAMILIAR – GECAF - A evolução do programa de aquisição de alimentos. Disponível em: ; Acesso em 05 de dezembro de 2017.

Agricultura familiar e do Desenvolvimento Agrário. PAA - Sobre o programa. Disponível em: < http://www.mda.gov.br/sitemda/secretaria/saf-paa/sobre-o-programa>; Acesso em 05 de dezembro de 2017.


DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v4i1.4200

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 874

Total de downloads do artigo: 615