USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE AURORA-CE EM DECORRÊNCIA DA CONSTRUÇÃO DE LOTEAMENTOS E DA ATIVIDADE AGROPECUÁRIA DE PEQUENO PORTE

Luciana Belso Pinheiro

Universidade Federal de Campina Grande Brasil

Israly Alves de Brito

Universidade Federal de Campina Grande Brasil

Josué Pereira da Silva

Universidade Federal de Campina Grande Brasil

Resumo

Este resumo busca abordar sobre o uso e ocupação de solo de uma área localizada na zona urbana do município de Aurora-CE em decorrência da construção e da atividade agropecuária de pequeno porte. Buscou-se descrever as atividades desse processo de loteamento, ocupação irregular na planície de inundação e atividade agropecuária de pequeno porte. Também se identificou os impactos na natureza causados por assoreamento da planície, a remoção da cobertura vegetal a perda da flora e fauna, a redução da matéria orgânica e a contaminação do solo pelo esgoto. As condições do relevo e a especulação imobiliária vem causando sérios danos ambientais. Sendo assim, este resumo visa identificar quais são as ações antrópicas no uso e ocupação do solo e as descrevê-las, e a partir disso relatar sobre os impactos ambientais que ocorrem nesta área. Para isso, utilizou-se como método o estudo de campo juntamente com pesquisas sobre solos, a geologia, a geomorfologia e o clima do município e sobre as causas dos impactos ambientais, sendo também utilizado como recursos o uso de softwares, Google Earth e o Qgis para mapeamento e análise topográfica da área estudada. Isso mostra, que com o processo de ocupação do solo para a construção do loteamento ocorre o assoreamento da planície e com a sua intensificação haverá uma área plana, intensificando o impacto ambiental deste local. Já a agropecuária de pequeno porte realizada na área da planície de inundação próximo ao Rio Salgado para o desenvolvimento dessa atividade foi necessário a retirada da vegetação nativa para o cultivo de capim, em que ocasionou o processo de irrigação, gerando possivelmente o aumento a salinização do solo, podendo acontecer o processo de desertificação e com a remoção da vegetação haver a perda da flora e da fauna que também acontece a diminuição dos habitats naturais, a redução da matéria orgânica e da atividade microbiológica. Com o solo exposto faz com que ocorra o assoreamento do Rio Salgado e a poluição do solo a partir de esgoto e lixo que o contamina. O estudo dessa área surgiu da necessidade de conhecer o processo de uso e ocupação do solo e os seus impactos ambientais em uma escala local, pois são poucas ou até mesmo não existentes as pesquisas voltadas para esse assunto no município. A falta de estudos sobre a dinâmica dos fatores naturais para a implantação dos mesmos contribui para que as atividades e intervenções espaciais provoquem sérios impactos ambientais. Dada a importância do assunto, torna-se necessário o desenvolvimento de pesquisas sobre as ações antrópicas que ocorrem no município de Aurora- CE para que aconteça uma possível diminuição desses impactos ambientais e o uso de ocupação do solo de forma menos agressiva. Dessa forma, podendo haver uma investigação no processo de como acontece o uso e ocupação desse solo para que haja a utilização adequada dessas práticas nessas áreas.

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v3i3.3558

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 827

Total de downloads do artigo: 756