Assistência técnica continuada na agricultura familiar de Serraria/PB
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692016v4n7p03-08Palavras-chave:
Extensão rural, Campesinato, AgropecuáriaResumo
O trabalho desenvolvido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (EMATER-PB) no município de Serraria (PB) ganhou novo impulso em 2010 com a execução do contrato de Assistência Técnica Continuada oriunda de uma Chamada Pública do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O objetivo deste artigo é relatar a experiência do trabalho realizado no município de Serraria (PB) pela EMATER-PB junto a 180 UFP´s. O serviço foi desenvolvido nas comunidades rurais tradicionais de Serraria (PB) entre 2010 e 2013 tendo como metodologia de atendimento atividades individuais e coletivas. Neste período o trabalho junto aos camponeses seguiu uma programação com quatro etapas: diagnóstico da Unidade Familiar de Produção (UFP), discussão sobre organizações sociais, transição agroecológica e acesso da agricultura familiar ao mercado. Houve considerável avanço na emissão de Declarações de Aptidão ao PRONAF (DAP), num trabalho de assistência sistemático junto as UFP´s, inserção dos camponeses no mercado institucional através do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) e na Feira da Agricultura Familiar do município. Vale ressaltar a participação dos agricultores no Plano Brasil Sem Miséria (PBSM) que oportunizou a ampliação da renda das famílias através de fomento empregado em atividades produtivas.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.