Treinamentos de higiene e segurança do trabalho aos trabalhadores do setor calçadista do Município de Patos: apresentação dos riscos ocupacionais aos sapateiros
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692016v4n7p24-32Palavras-chave:
Higiene. Segurança. Sapateiros.Resumo
O presente trabalho trata do relato da experiência explorada no setor calçadista do município de Patos, Estado da Paraíba, através do Projeto de Extensão intitulado Treinamentos de Higiene e Segurança do Trabalho aos trabalhadores do setor calçadista do município de Patos, implementado nas sapatarias de pequeno porte e na Associação dos Sapateiros de Patos (ASSPA), durante oito meses. O seu objetivo foi apresentar aos sapateiros os riscos de suas atividades, bem como os meios de prevenir os acidentes e as doenças ocupacionais. Foram realizadas entrevistas, visitas aos locais de trabalho e, posteriormente, as capacitações foram iniciadas e mantidas na ASSPA. Como resultado do projeto tem-se a capacitação de aproximadamente 70 sapateiros, em temas relacionados à higiene e segurança laboral, como ergonomia, prevenção e combate a incêndio, entre outros. Além disto, permitiu aos extensionistas conhecer o setor e colocar em prática o conteúdo adquirido em sala de aula ou na carreira profissional, resultando em experiência positiva para todos os envolvidos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.