Treinamentos de higiene e segurança do trabalho aos trabalhadores do setor calçadista do Município de Patos: apresentação dos riscos ocupacionais aos sapateiros

Leandro Medeiros de Oliveira Lima Leite

Fagner Guedes Silva

Resumo

O presente trabalho trata do relato da experiência explorada no setor calçadista do município de Patos, Estado da Paraíba, através do Projeto de Extensão intitulado Treinamentos de Higiene e Segurança do Trabalho aos trabalhadores do setor calçadista do município de Patos, implementado nas sapatarias de pequeno porte e na Associação dos Sapateiros de Patos (ASSPA), durante oito meses. O seu objetivo foi apresentar aos sapateiros os riscos de suas atividades, bem como os meios de prevenir os acidentes e as doenças ocupacionais. Foram realizadas entrevistas, visitas aos locais de trabalho e, posteriormente, as capacitações foram iniciadas e mantidas na ASSPA. Como resultado do projeto tem-se a capacitação de aproximadamente 70 sapateiros, em temas relacionados à higiene e segurança laboral, como ergonomia, prevenção e combate a incêndio, entre outros.  Além disto, permitiu aos extensionistas conhecer o setor e colocar em prática o conteúdo adquirido em sala de aula ou na carreira profissional, resultando em experiência positiva para todos os envolvidos. 

Palavras-chave


Higiene. Segurança. Sapateiros.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692016v4n7p24-32

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1676

Total de downloads do artigo: 1342