A SEMANA DE ARTE, CULTURA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-2369a2025id8884Palavras-chave:
Feira de Ciências, Arte, Cultura, ENEM, ComunidadeResumo
A Semana de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia (SEMACCT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Cabedelo Centro (CCC), busca romper com o ensino tradicional, promover a inclusão social, o fortalecimento das relações étnico-raciais e a diversidade. A SEMACCT visa despertar o interesse e a curiosidade dos estudantes, incentivando-os a se tornarem protagonistas na construção do conhecimento para atrair futuros ingressos nos cursos oferecidos pela instituição. Mediante estandes temáticos separados por áreas de conhecimento do ENEM, área técnica e apresentações culturais, o projeto estimula o desenvolvimento de habilidades e competências. Além de aproximar a comunidade escolar da sociedade, a SEMACCT ocorreu nos dias 05 e 06 de dezembro de 2024, contou com a parceria social do Teatro Santa Catarina (FUNESC) e a Escola Municipal Rosa Figueiredo, bem como o financiamento do evento por parte da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFPB (PROEXC/IFPB). Visitantes de escolas da região prestigiaram os estandes temáticos, promovendo um intercâmbio de conhecimento e experiências. Deste modo, ampliamos metodologias educacionais, promovendo a inclusão social, divulgação científica e construção de pensamento crítico-reflexivo. Proporcionamos aos estudantes e à comunidade local uma experiência satisfatória de protagonismo e conhecimento prático das atividades desenvolvidas pelo Campus.
Referências
Magalhães, Danilo Castro; Massarani, Luisa Medeiros; Rocha, Jessica Norberto. 50 anos da I Feira Nacional de Ciências (1969) no Brasil. Interfaces Científicas Humanas e Sociais, Aracaju, v. 8, n. 2, p. 185-202, 2019. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/7663/3664. Acesso em: 17 jan. 2025.
Moraes, Roque. Debatendo o ensino de Ciências e as Feiras de Ciências. Boletim técnico do PROcRIS, Porto Alegre, v.2, n.5, p. 19-20, 1986.
Scaglioni, Cicero Gularte; Pereira, Bruna Andriele Ilha; Rodrigues, Tobias de Medeiros; Filho, Ivo Leite; Dorneles, Pedro Fernando Teixeira. Estudo de teses e dissertações nacionais sobre feiras de Ciências: mapeamento dos elementos que envolvem uma feira de ciências e suas interligações. Revista Educar Mais, v. 4, n. 3, p. 738–755, 2020. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2012. Acesso em: 17 jan. 2025.
Silva, Alexandre Passos da; Infante-Malachias, María Helena. Feiras de Ciências: Possibilidades e desafios na construção de um novo perfil de professores e estudantes. Revista Contemporânea, Petrópolis, v. 3, n. 12, p. 32178–32195, 2023. Disponível em: https://ojs.revistacontemporanea.com/ojs/index.php/home/article/view/2878. Acesso em: 17 jan. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Allan Kleyton Muniz Pinto, Igor de Oliveira Coutinho Ortins, Manuela Vitoria Gil de Brito, Maria Júlia Pessoa Medeiros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.