DROGAS E ADOLESCÊNCIA: relatos de extensão (inter)nacional acerca do uso do diálogo como forma de prevenção para evitar consequências na saúde e vitimização social
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-2369a2025id8863Palavras-chave:
drogas (i)lícitas, adolescentes, ensino fundamental e médio, saúde, vitimização socialResumo
Quando o adolescente se afasta da família e busca maior proximidade com seus pares, podem surgir problemas sérios, especialmente se não houver orientações adequadas da família, escola e comunidade, como questões de saúde e exposição ao uso de drogas. O projeto de extensão teve como objetivo abrir canais de diálogo por meio de rodas de conversa, fundamentadas em estudos teóricos e empíricos, com estudantes do ensino fundamental e médio de Paranaíba, no Brasil, e de Jujuy, na Argentina. No Brasil, as atividades ocorreram nas escolas José Garcia Leal e Objetivo; na Argentina, nas escolas Comércio n. 3 e Comércio n. 21. Surpreendentemente, também houve ações realizadas em um presídio com internos. O projeto levou o ensino da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e da Universidade Católica de Santiago del Estero às comunidades externas de ambos os países, integrando ensino, pesquisa e extensão. Os resultados indicaram que as atividades promoveram conhecimento e conscientização sobre direitos, capacitando adolescentes a defenderem tanto os próprios direitos quanto os da coletividade. Assim, buscou-se engajá-los para influenciar seus pares a evitar o uso de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas, contribuindo para transformações nos seus microssistemas sociais.
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