TEORIA DAS CINCO PELES E ANSIEDADE: uma abordagem com discentes do ensino fundamental para trabalhar as emoções

Autores

  • Dênis Davi Oliveira Decussatti Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus Santa Luzia https://orcid.org/0000-0001-5625-9634
  • Iuan Pablo Medeiros de Oliveira Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
  • José Ângelo Dantas Medeiros Instituto Federal da Paraíba (IFPB)

DOI:

https://doi.org/10.18265/2318-2369a2025id8840

Palavras-chave:

Teoria das Cinco Peles, Ansiedade, Educação emocional, Adolescência

Resumo

A educação emocional é essencial no contexto escolar, especialmente por abordar questões como a ansiedade e sua relação com o corpo. Contudo, nota-se uma carência de iniciativas que promovam tal aprendizado para lidar com os sentimentos na adolescência — período marcado por intensas mudanças físicas e psicológicas. Para contribuir nesse aspecto, foi desenvolvido o projeto de extensão "Teoria das Cinco Peles e Educação Física: experiências sensoriais para se pensar o corpo", com o objetivo de conscientizar os alunos do nono ano da Escola Cidadã Integral Coêlho Lisbôa sobre a ansiedade, suas manifestações e estratégias para gerenciá-la, mediante uma correlação com a Teoria das Cinco Peles, de Friedensreich Hundertwasser. O projeto foi estruturado em três encontros: no primeiro, houve uma introdução teórica seguida de uma sessão de relaxamento e uma roda de conversa sobre experiências ansiogênicas; no segundo, os discentes desenvolveram e encenaram dramatizações que abordavam as manifestações corporais causadas pela emoção; no terceiro, criaram uma intervenção artística que expressava esse sentimento e sugeria formas de administrá-lo. Assim, o projeto aproximou o aprendizado teórico da prática educativa, estimulando os alunos a lidarem de maneira mais consciente e saudável com essa emoção, além de promover autoconhecimento corporal e habilidades socioemocionais.

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Publicado

2025-08-29

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA
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