FOTOGRAFAR UM SINGLE: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO MEU PRIMEIRO SINGLE
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-2369a2025id8568Palavras-chave:
Fotografia, Single, Imagem, Música.Resumo
Este texto é um relato de experiência do processo fotográfico desenvolvido dentro do projeto de extensão Meu primeiro single, realizado no Centro de Comunicação, Turismo e Artes da UFPB. Apresentamos, aqui, os procedimentos feitos para fotografarmos uma música. Nosso percurso metodológico vem da noção de briefing fotográfico, através da qual elaboramos as escolhas técnicas e estéticas para a construção da imagem fotográfica do single A fancy, de John Dowland, interpretado no violão por Natan Ferreira. O resultado tem o potencial de basear outros trabalhos fotográficos dessa e de outras naturezas profissionais.
Referências
ABRAMUS. Quais são as diferenças entre single, EP e álbum? 2023. Disponível em: https://www.abramus.org.br/noticias/21076/quais-sao-as-diferencas-entre-single-ep-e-album/ Acesso em: 15 maio 2024.
LISSOVSKY, Mauricio. A fotografia é uma música. Revista Zum, São Paulo, IMS, 23 abr. 2021.
MARTINO, Luís M. Sá. Métodos de pesquisa em comunicação: projetos, ideias, práticas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.
NASSIF, Silvia C.; SCHROEDER, Jorge L. Música e imagem: construindo relações de sentido. Leitura: teoria e prática, Campinas, v. 32, n. 62, p. 99-114, jun. 2014.
PRAKEL, David. Fundamentos da fotografia criativa. São Paulo: Gustavo Gili, 2015.
SHORT, Maria. Contexto e narrativa em fotografia. São Paulo: Gustavo Gili, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Matheus Andrade, Sarah Emrish

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.