PROJETO PILOTO DE COLETA SELETIVA NO BAIRRO DO POÇO EM CABEDELO-PB
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-2369a2025id8533Palavras-chave:
Coleta Seletiva, Projeto Piloto, Parceria Institucional, Catadores de Materiais Recicláveis.Resumo
A coleta seletiva é um dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) e sua efetiva implementação depende diretamente do compartilhamento das responsabilidades e da organização entre a sociedade, as associações de catadores de materiais recicláveis e o poder público. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cabedelo (SEMAM), em parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) - Campus Cabedelo, dispondo de quatro alunos para estágio; a Secretaria Municipal de Saúde de Cabedelo (SESCAB), cedendo agentes comunitários de saúde que fazem a cobertura da área em questão; e a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Cabedelo/PB (COOPERCORE), recrutando os agentes ambientais, também denominados de catadores, devidamente registrados, desenvolveram um Projeto Piloto de Coleta Seletiva no Bairro do Poço em Cabedelo-PB, como parte do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Cabedelo/PB – PMGIRS. As ações realizadas compreenderam reuniões de planejamento, elaboração/distribuição de cartilhas informativas, divulgação em escolas, visitas domiciliares, definição de roteiro e horários para implantação da coleta seletiva no bairro, execução e avaliação. O projeto foi executado entre julho de 2022 e outubro de 2023 e, considerando uma estimativa de 500 casas existentes no bairro do Poço, o projeto conseguiu visitar 497 casas (99,4% do total), e destas, 250 casas aderiram ao projeto, o que corresponde a 50% de domicílios do bairro com coleta seletiva implantada. Essa ação agregou um maior envolvimento da comunidade e dos catadores, estabelecendo uma relação de confiança, que gera o fortalecimento da cooperativa e o bom desempenho da coleta seletiva no bairro do Poço.
Referências
ABREMA - Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente. Panorama de Resíduos Sólidos no Brasil – 2023. Disponível em: https://abrema.org.br/pdf/Panorama_2023_P1.pdf. Acessado em: 2024.
BOVEA, Maria Dolores et al. Evolution of Environmental Performance in Waste Management in João Pessoa-Paraíba-Brazil. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE INGENIERÍA DE PROYECTOS. Valencia, 11-13 de jul. 2012. Anais... Valencia, 2012.
BRASIL. Lei nº 12.305 de 02 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 03 de ago. 2010.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Planos de gestão de resíduos sólidos: manual de orientação / Apoiando a Implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos: do Nacional ao Local. Brasília, DF: MMA, 2012.
CABEDELO, Prefeitura. Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Cabedelo/PB – PMGIRS. 2024. Disponível em https://sapl.cabedelo.pb.leg.br/media/sapl/public/anexonormajuridica/2024/43/lei_no_2.390-2024-anexo__plano_municipal_de_gestao_integrada_residuos_solidos.pdf. Acessado em: 2024.
IBGE. Censo Demográfico 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. Disponível em: https://censo2022.ibge.gov.br. Acessado em: 2024.
Pimentel, C. H. L. A Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos no Município de João Pessoa/PB - À Luz das Rotas Tecnológicas. 2017. 282 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil na Universidade Federal de Pernambuco), Recife, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Valéria Camboim Góes, Cristine Helena Limeira Pimentel, Suylane Barbalho de Lima Silva, Maiane Barbalho da Luz, Marcelo Pereira de Lima, Mariana Nóbrega de Moraes, Alanis Maria Souza de Melo, Ironaldo Felipe da Silva Souza, Sara Fabricia Cipriano de Souza, Thayann Vilar Vitorino

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.