COMO SÃO ENSINADOS OS CONTEÚDOS DAS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR? UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-2369a2025id8488Palavras-chave:
artes marciais, educação física escolar, ensino das lutas, lutasResumo
Este estudo tem o objetivo de revisar a literatura científica acerca da utilização das Lutas como conteúdo na Educação Física Escolar. Foi realizada uma busca por artigos na base de dados Google Acadêmico entre os meses de Dezembro de 2023 a Fevereiro do ano de 2024, com as seguintes combinações: Educação Física Escolar e Lutas; Currículo e Lutas; Conteúdo escolar e Artes Marciais; Plano de ensino e Lutas. A busca resultou em dois mil títulos de artigos lidos, destes, 108 selecionados para leitura dos resumos, depois, 32 escolhidos para leitura completa, e ao fim, 12 artigos atenderam aos critérios. Após as análises, é possível indicar algumas peculiaridades deste conteúdo na escola, como: a compreensão de que os assuntos, temas ou tópicos, não se restrinjam ao desenvolvimento de gestos técnicos e ensino de regras; a importância da valorização histórica, cultural e filosófica de cada tipo de Luta; a atenção às questões pedagógicas como a inclusão e igualdade de gênero; o uso de vivências lúdicas; e o incentivo aos debates e reflexões acerca das diferenças entre práticas de Lutas e brigas
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