COMO SÃO ENSINADOS OS CONTEÚDOS DAS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR? UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18265/2318-2369a2025id8488

Palavras-chave:

artes marciais, educação física escolar, ensino das lutas, lutas

Resumo

Este estudo tem o objetivo de revisar a literatura científica acerca  da utilização das Lutas como conteúdo na Educação Física Escolar. Foi realizada uma busca por artigos na base de dados Google Acadêmico entre os meses de Dezembro de 2023 a Fevereiro do ano de 2024, com as seguintes combinações: Educação Física Escolar e Lutas; Currículo e Lutas; Conteúdo escolar e Artes Marciais; Plano de ensino e Lutas. A busca resultou em dois mil títulos de artigos lidos, destes, 108 selecionados para leitura dos resumos, depois, 32 escolhidos para leitura completa, e ao fim, 12 artigos atenderam aos critérios. Após as análises, é possível indicar algumas peculiaridades deste conteúdo na escola, como: a compreensão de que os assuntos, temas ou tópicos, não se restrinjam ao desenvolvimento de gestos técnicos e ensino de regras; a importância da valorização histórica, cultural e filosófica de cada tipo de Luta; a atenção às questões pedagógicas como a inclusão e igualdade de gênero; o uso de vivências lúdicas; e o incentivo aos debates e reflexões acerca das diferenças entre práticas de Lutas e brigas

Referências

ALMEIDA, Maycon Ornelas; RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; LAZZAROTTI FILHO, Ari; BACKES, Ana Flávia; RODRIGUES, Heitor de Andrade. A prática pedagógica com as Lutas na Educação Física: um retrato da formação e da realidade de ensino de professores do ensino médio do Distrito Federal. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, vol. 44, 2022. DOI https://doi.org/10.1590/rbce.44.e20220076. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/h645GSsYPZ9myxBKvB5s3Fn/#. Acessado em: 9 fev. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acessado em: 17 jun. 2022.

CHAVES, Paula Nunes; SILVA, Ivana Lúcia da; MEDEIROS, Ivana Lúcia da. Lutas na Educação Física Escolar: uma experiência no ensino médio. Cadernos de Formação RBCE, vol. 5, no 2, p. 80–91, 22 jun. 2015. Disponível em: http://rbce.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/2011. Acessado em: 9 fev. 2024.

COELHO, Iandra Maria Weirich da Silva. Métodos sistemáticos de revisão de literatura científica: apontamentos para o desenvolvimento e publicação de pesquisas educacionais. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, vol. 9, no jan./dez., p. e216523, 6 jan. 2023. DOI 10.31417/educitec.v9.2165. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2165. Acessado em: 9 fev. 2024.

GOMES, Isabelle Sena; CAMINHA, Iraquitan De Oliveira. GUIA PARA ESTUDOS DE REVISÃO SISTEMÁTICA: UMA OPÇÃO METODOLÓGICA PARA AS CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO. Movimento, vol. 20, no 1, p. 395–411, 2014. DOI 10.22456/1982-8918.41542. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/41542. Acessado em: 19 abr. 2024.

HEGELE, Bernhardt; GONZÁLEZ, Fernando Jaime; BORGES, Robson Machado. Possibilidades do ensino das lutas na escola: uma pesquisa-ação com professores de educação física. Caderno de Educação Física e Esporte, vol. 16, no 1, p. 99–107, 2018. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/index. Acessado em: 19 dez. 2023.

LEITE, Camila Aquino; SANTOS, Amanda Rocha; SANTOS, Ana Karolina Silva; NASCIMENTO, Victor Hugo Alexandre; SILVA, Washington Nascimento; ARAÚJO JÚNIOR, Adenilson Targino. A prática da arte marcial com crianças: um relato de experiência com ensino de jiu-jitsu no Campus Campina Grande. Revista Práxis: saberes da extensão, vol. 6, no 12, p. 78, 17 jul. 2018. DOI 10.18265/2318-23692018V6N12P78-85. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/praxis/article/view/2085. Acessado em: 9 fev. 2024.

LEMOS, Jiddu B; ARANHA, Ágata C; PAZ, Carlos R; ARAÚJO JÚNIOR, Adenilson T. Jiu-jitsu escolar: motivos para utilização de dinâmicas lúdicas. Motricidade, vol. 14, no 1S, p. 183–196, 2018. Disponível em: https://openurl.ebsco.com/EPDB%3Agcd%3A4%3A556420/detailv2?sid=ebsco%3Aplink%3Ascholar&id=ebsco%3Agcd%3A132938340&crl=c. Acessado em: 9 fev. 2024.

LISE, Riqueldi; LÓPEZ-GIL, José Francisco; CAVICHIOLLI, Fernando. A configuração do conteúdo Lutas na Educação Física escolar: análise dos contextos espanhol e brasileiro. Retos, vol. 44, p. 846–857, abr. 2022. DOI 10.47197/retos.v44i0.87882. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8268117. Acessado em: 19 dez. 2023.

MALDONADO, Daniel Teixeira; BOCCHINI, Daniel. As três dimensões do conteúdo na educação física: tematizando as lutas na escola pública. Conexões, vol. 11, no 4, p. 195–211, 20 dez. 2013. DOI 10.20396/CONEX.V11I4.8637599. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/download/8637599/pdf. Acessado em: 19 dez. 2023.

MATOS, José Arlen Beltrão; HIRAMA, Leopoldo Katsuki; GALATTI, Larissa Rafaela; MONTAGNER, Paulo César. A presença/ausência do conteúdo lutas na educação física escolar: identificando desafios e propondo sugestões. Conexões, vol. 13, no 2, p. 117–135, 2015. DOI https://doi.org/10.20396/conex.v13i2.8640658. Disponível em: https://api.semanticscholar.org/CorpusID:143250979. Acessado em: 7 jan. 2024.

MIRANDA, André Luis Ferreira; REIS, Lion Matheus Cardoso dos. O conteúdo lutas nas aulas de Educação Física nas escolas de ensino fundamental do município de São Miguel do Guamá – PA. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, vol. 22, no 1, p. 120–136, 15 abr. 2020. DOI 10.34019/1984-5499.2020.V22.27888. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/27888. Acessado em: 7 jan. 2024.

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. A tematização das lutas nas aulas de Educação Física: uma análise a partir dos avanços e retrocessos da BNCC. Olhar de Professor, vol. 25, p. 1–20, 13 nov. 2022. DOI 10.5212/OlharProfr.v.25.20515.053. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20515. Acessado em: 9 fev. 2024.

SILVA, Jaqueline da; ALEXANDRE CARDOSO, Allana; CAMPOS PEREIRA, Marcos Paulo Vaz de; OLIVEIRA FARIAS, Gelcemar. Ensino das lutas na educação física escolar: um relato de experiência fundamentado no ensino centrado no aprendiz. Revista Prática Docente, vol. 5, no 2, p. 823–842, 31 ago. 2020. DOI 10.23926/rpd.2526-2149.2020.v5.n2.p823-842.id760. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/434. Acessado em: 7 jan. 2024.

SILVERMAN, David. Interpretação de Dados Qualitativos: Métodos para Análise de Entrevistas, Textos e Interações. Porto Alegre: ARTMED, 2009.

VASQUES, Daniel Giordani; NETO, Flávio Py Mariante; FREITAS, Maitê Venuto De. Ensino de lutas na Educação Física Escolar: Relatos de uma pesquisa-ação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, vol. 18, no 00, p. 1–17, 1 dez. 2023. DOI 10.21723/RIAEE.V18I00.17633. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17633/17031. Acessado em: 7 jan. 2024.

Downloads

Publicado

2025-08-29

Edição

Seção

ÁREA: LETRAS, ARTES E ESPORTES
Smart Citations via scite_