LAMPEJOS E A CULTURA MAKER: ESTRATÉGIAS DE INTEGRAÇÃO E TROCAS ENTRE PRÁTICAS E SABERES NO LAMPIÃO MAKER E NOS ESPAÇOS PARCEIROS
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-2369a2025id8451Palavras-chave:
mundo maker, cultura maker, aprender-fazendo, aprendizagem integradoraResumo
o Lampejos de Arte e Cultura no Mundo Maker (Lampejos) é um programa que alia tecnologia a ações artístico-culturais de forma criativa e inovadora. A implementação de um espaço de educação maker em conexão com a cultura e as artes, possibilita a experimentação de processos de aprendizagem baseados nas metodologias ativas, e que sejam criativos, promovendo protagonismo estudantil, compartilhamento de experiências e colaboração mútua, através de atividades artístico-culturais criativas e de articulação entre saberes. O Lampejos vem sendo executado desde 2021, através editais do IFPB, com o objetivo de realizar um calendário de eventos relacionados a oficinas, competições, estandes, visitas e exposições dialógicas relacionados à cultura maker, e ainda, ações culturais nas mais diversas linguagens artísticas, aliados à inovação. Entre os seus resultados, podem ser citados: em 2021, envolveu mais de 100 pessoas em suas ações (comunidade interna e externa), tendo diversos parceiros internos e externos (entre estes, estúdios de fotografia e artes visuais, e grupos artísticos); em 2022, envolveu em torno de 1.800 pessoas, e entre os parceiros externos estiveram representantes comunitários, aceleradoras, escolas públicas, Prefeitura de João Pessoa, Governo da Paraíba, Tribunais, Sociedade dos Usuários de Tecnologia da Paraíba, Instituto InPact; em 2023, o Lampejos realizou mais de 60 eventos, envolvendo em torno de 2.500 pessoas, tendo como parceiros externos, escolas públicas e particulares (Colégio Madre Tereza, Colégio da Polícia Militar, Colégio Lourdinas, Escola SESI), SETEC/MEC, Quilombo Ipiranga, Instituto InPact, Sociedade Brasileira de Computação, Prefeitura de João Pessoa, Governo da Paraíba, Imagineland, entre outros.
Referências
ALVARENGA, A.T. et al. Histórico, fundamentos filosóficos e teórico-metodológicos da interdisciplinaridade. In: PLILIPPI JÚNIOR, A., SILVA NETO, A.J. (Ed.). Interdisciplinaridade em ciência, tecnologia & inovação. Barueri: Manole, 2011.
BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática. Penso Editora, v. 3, f. 130, 2018.
BAZANTE FILHO, A. S. ; GOMES, M. M. ; RODRIGUES, N. N. ; NATIVIDADE, M. M.; AZEVEDO, F. S. . Lampejos de Arte e Cultura no mundo Maker 2023. In: XVIII Semana de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus João Pessoa, 2023, João Pessoa. Anais da XVIII Semana de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus João Pessoa,, 2023. p. 122-124.
BENDER, W. N. Project-Based Learning: Differentiating Instruction for the 21st Century. Corwin, 2012.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 30 de maio de 2019.
BRASIL. Documento Base - Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio. Ministério da Educação. Secretaria Executiva. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: 2007.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 dez. 2008. Seção 1, p. 1.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília, 1997. v. 6: Arte.
CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Org.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 83-105.
CRUZ, B. P., BORGES, J. F. B., VIANA, A. P. R., FREITAS NETO, M. M., BARROS, F. C.C. O Projeto Integrador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – Campus Itaperuna, RJ: uma experiência em integração e interdisciplinaridade. Educação & Tecnologia. Belo Horizonte. v. 20, n. 2, p. 45-58, maio/ago, 2015.
CRUZ, D.; BREMGARTNER, V. 3D Printing as a resource for teaching and learning cytology, ICERI2021 Proceedings, 2021.
DE LA HOZ, J.; DE BLAS, A. (2009). Learning by doing' methodology applied to the practical teaching of electrical machines. International Journal of Electrical Engineering Education. Vol 46, Issue 2, pp. 133 – 149. Espanha, 2009.
GLASSER, W. Choice Theory: A New Psychology of Personal Freedom. HarperCollins, 1998.
HATCH, M. The Maker Moviment Manifesto: Rules for Innovation in the new world of crafters, hackers and tinkerers. McGraw Hill Education, 2014.
IFPB. Lampejos de Arte e Cultura no Mundo Maker. Relatório de Projeto de Extensão - Sistema SUAP. João Pessoa: IFPB, 2021.
IFPB. Lampejos de Arte e Cultura no Mundo Maker. Relatório de Projeto de Extensão - Sistema SUAP. João Pessoa: IFPB, 2022.
IFPB. Lampejos de Arte e Cultura no Mundo Maker. Relatório de Projeto de Extensão - Sistema SUAP. João Pessoa: IFPB, 2023.
IFPB. Lampejos de Arte e Cultura no Mundo Maker. Relatório de Projeto de Extensão - Sistema SUAP (em andamento). João Pessoa: IFPB, 2024.
IFPB. Lampião Maker: Laboratório Modelo de Prototipação, Ideação e Aprendizagem. Projeto Multicampi aprovado no Edital 35/2020/SETEC/MEC, 2020.
LARROSSA, J. Esperando não se sabe o quê: Sobre o ofício de professor. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
MARINHO, R. G. S. ; OLIVEIRA, A. M. A. ; RODRIGUES, N. N. Lampejos de Arte e Cultura no mundo Maker - 2022. In: XVII Semana de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia - Instituto Federal da Paraíba - Campus João Pessoa, 2022, João Pessoa. Anais da XVII Semana de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia - Instituto Federal da Paraíba - Campus João Pessoa, 2022. p. 1-1.
MARINI, E. A expansão da Cultura Maker nas escolas brasileiras. 2019. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2019/02/18/cultura-maker-escolas. Acesso em 10 fev. 2024.
MARUYAMA, U (Org.). O ‘Aprender Fazendo’ da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica: Manual Maker. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2022. Disponível em: https://www.ifpb.edu.br/sinergia/lampiao-maker/ legislacao-1/manual-maker-v4-1.pdf. Acesso em 15 fev. 2024.
RICCI, P., CAMARGO, R., LEDERMAN, S. Aprendizagem mão na massa: quando o engajamento impulsiona transformações criativas no espaço escolar. In Criatividade Mudar a Educação, Transformar o Mundo. FRANZIM, R., LOVATO A. S., BASSI, F. (org.). Ashoka / Instituto Alana. São Paulo, 1ª edição, 2019.
RODRIGUES, N. N.; GOMES, M. M. ; BAZANTE FILHO, A. S. ; AZEVEDO, F. S. ; NATIVIDADE, M. M. Lampejos no Mundo Maker: Desenvolvendo Estratégias Educacionais e Divulgando a Cultura Maker Através do Lampião. In: Simpósio de Pesquisa e Inovação e Pós-Graduação do Instituto Federal da Paraíba, 5., 2023. João Pessoa. Anais [...]. Disponível em: <https://eventos.ifpb.edu.br/index.php/v-simpif/v-simpif/paper/viewFile/4224/574>. Acesso em: 13 mar. 2024.
RODRIGUES, N. N.; SILVEIRA, T. A. ; LUCENA, M. P. S. Lampejos de Arte e Cultura no Mundo Maker: Conceitos e Práticas Multidisciplinares no Laboratório Lampião Maker. In: XIII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI), 2022, Porto Velho - RO. Anais do XIII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI), 2022. p. 1-1.
SAVIANI, D. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: FERRETTI, C. J. et al. (Org.). Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
SILVEIRA, T. A. ; RODRIGUES, N. N. ; ADISSI, M. O. Processo de Implantação de um Laboratório Maker no IFPB: uma Descrição da Gestão Compartilhada do Lampião Maker. In: 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, 2021. 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. João Pessoa: IFPB, 2021. p. 1-3.
SOUZA, R. A. John Dewey e a formação de professores: Aspectos da influência sobre a formação docente no Brasil. In Congresso Nacional de Educação, n. 9, 2009, PUCPR.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Nadja Nobrega Rodrigues, Marília Moura Gomes, Adeilson Silva Bazante Filho, Marina Martins da Natividade, Felipe de Sousa Azevedo, Maxwell Anderson Ielpo do Amaral, Cláudio Dybas da Natividade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.