LAMPEJOS E A CULTURA MAKER: ESTRATÉGIAS DE INTEGRAÇÃO E TROCAS ENTRE PRÁTICAS E SABERES NO LAMPIÃO MAKER E NOS ESPAÇOS PARCEIROS

Autores

  • Nadja Nobrega Rodrigues Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa
  • Marília Moura Gomes Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa
  • Adeilson Silva Bazante Filho Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa
  • Marina Martins da Natividade Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa
  • Felipe de Sousa Azevedo Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa
  • Maxwell Anderson Ielpo do Amaral Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa
  • Cláudio Dybas da Natividade Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus Cabedelo Centro

DOI:

https://doi.org/10.18265/2318-2369a2025id8451

Palavras-chave:

mundo maker, cultura maker, aprender-fazendo, aprendizagem integradora

Resumo

o Lampejos de Arte e Cultura no Mundo Maker (Lampejos) é um programa que alia tecnologia a ações artístico-culturais de forma criativa e inovadora. A implementação de um espaço de educação maker em conexão com a cultura e as artes, possibilita a experimentação de processos de aprendizagem baseados nas metodologias ativas, e que sejam criativos, promovendo protagonismo estudantil, compartilhamento de experiências e colaboração mútua, através de atividades artístico-culturais criativas e de articulação entre saberes. O Lampejos vem sendo executado desde 2021, através editais do IFPB, com o objetivo de realizar um calendário de eventos relacionados a oficinas, competições, estandes, visitas e exposições dialógicas relacionados à cultura maker, e ainda, ações culturais nas mais diversas linguagens artísticas, aliados à inovação. Entre os seus resultados, podem ser citados: em 2021, envolveu mais de 100 pessoas em suas ações (comunidade interna e externa), tendo diversos parceiros internos e externos (entre estes, estúdios de fotografia e artes visuais, e grupos artísticos); em 2022, envolveu em torno de 1.800 pessoas, e entre os parceiros externos estiveram representantes comunitários, aceleradoras, escolas públicas, Prefeitura de João Pessoa, Governo da Paraíba, Tribunais, Sociedade dos Usuários de Tecnologia da Paraíba, Instituto InPact; em 2023, o Lampejos realizou mais de 60 eventos, envolvendo em torno de 2.500 pessoas, tendo como parceiros externos, escolas públicas e particulares (Colégio Madre Tereza, Colégio da Polícia Militar, Colégio Lourdinas, Escola SESI), SETEC/MEC, Quilombo Ipiranga, Instituto InPact, Sociedade Brasileira de Computação, Prefeitura de João Pessoa, Governo da Paraíba, Imagineland, entre outros.

Biografia do Autor

Nadja Nobrega Rodrigues, Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa

Possui Bacharelado em Ciências da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1998), Mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2002), Especialização em Sistemas de Informação e Redes de Computadores pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (2018). Atua na UNidade Acadêmica de Informática 

Referências

ALVARENGA, A.T. et al. Histórico, fundamentos filosóficos e teórico-metodológicos da interdisciplinaridade. In: PLILIPPI JÚNIOR, A., SILVA NETO, A.J. (Ed.). Interdisciplinaridade em ciência, tecnologia & inovação. Barueri: Manole, 2011.

BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática. Penso Editora, v. 3, f. 130, 2018.

BAZANTE FILHO, A. S. ; GOMES, M. M. ; RODRIGUES, N. N. ; NATIVIDADE, M. M.; AZEVEDO, F. S. . Lampejos de Arte e Cultura no mundo Maker 2023. In: XVIII Semana de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus João Pessoa, 2023, João Pessoa. Anais da XVIII Semana de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus João Pessoa,, 2023. p. 122-124.

BENDER, W. N. Project-Based Learning: Differentiating Instruction for the 21st Century. Corwin, 2012.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 30 de maio de 2019.

BRASIL. Documento Base - Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio. Ministério da Educação. Secretaria Executiva. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: 2007.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 dez. 2008. Seção 1, p. 1.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília, 1997. v. 6: Arte.

CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Org.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 83-105.

CRUZ, B. P., BORGES, J. F. B., VIANA, A. P. R., FREITAS NETO, M. M., BARROS, F. C.C. O Projeto Integrador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – Campus Itaperuna, RJ: uma experiência em integração e interdisciplinaridade. Educação & Tecnologia. Belo Horizonte. v. 20, n. 2, p. 45-58, maio/ago, 2015.

CRUZ, D.; BREMGARTNER, V. 3D Printing as a resource for teaching and learning cytology, ICERI2021 Proceedings, 2021.

DE LA HOZ, J.; DE BLAS, A. (2009). Learning by doing' methodology applied to the practical teaching of electrical machines. International Journal of Electrical Engineering Education. Vol 46, Issue 2, pp. 133 – 149. Espanha, 2009.

GLASSER, W. Choice Theory: A New Psychology of Personal Freedom. HarperCollins, 1998.

HATCH, M. The Maker Moviment Manifesto: Rules for Innovation in the new world of crafters, hackers and tinkerers. McGraw Hill Education, 2014.

IFPB. Lampejos de Arte e Cultura no Mundo Maker. Relatório de Projeto de Extensão - Sistema SUAP. João Pessoa: IFPB, 2021.

IFPB. Lampejos de Arte e Cultura no Mundo Maker. Relatório de Projeto de Extensão - Sistema SUAP. João Pessoa: IFPB, 2022.

IFPB. Lampejos de Arte e Cultura no Mundo Maker. Relatório de Projeto de Extensão - Sistema SUAP. João Pessoa: IFPB, 2023.

IFPB. Lampejos de Arte e Cultura no Mundo Maker. Relatório de Projeto de Extensão - Sistema SUAP (em andamento). João Pessoa: IFPB, 2024.

IFPB. Lampião Maker: Laboratório Modelo de Prototipação, Ideação e Aprendizagem. Projeto Multicampi aprovado no Edital 35/2020/SETEC/MEC, 2020.

LARROSSA, J. Esperando não se sabe o quê: Sobre o ofício de professor. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

MARINHO, R. G. S. ; OLIVEIRA, A. M. A. ; RODRIGUES, N. N. Lampejos de Arte e Cultura no mundo Maker - 2022. In: XVII Semana de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia - Instituto Federal da Paraíba - Campus João Pessoa, 2022, João Pessoa. Anais da XVII Semana de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia - Instituto Federal da Paraíba - Campus João Pessoa, 2022. p. 1-1.

MARINI, E. A expansão da Cultura Maker nas escolas brasileiras. 2019. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2019/02/18/cultura-maker-escolas. Acesso em 10 fev. 2024.

MARUYAMA, U (Org.). O ‘Aprender Fazendo’ da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica: Manual Maker. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2022. Disponível em: https://www.ifpb.edu.br/sinergia/lampiao-maker/ legislacao-1/manual-maker-v4-1.pdf. Acesso em 15 fev. 2024.

RICCI, P., CAMARGO, R., LEDERMAN, S. Aprendizagem mão na massa: quando o engajamento impulsiona transformações criativas no espaço escolar. In Criatividade Mudar a Educação, Transformar o Mundo. FRANZIM, R., LOVATO A. S., BASSI, F. (org.). Ashoka / Instituto Alana. São Paulo, 1ª edição, 2019.

RODRIGUES, N. N.; GOMES, M. M. ; BAZANTE FILHO, A. S. ; AZEVEDO, F. S. ; NATIVIDADE, M. M. Lampejos no Mundo Maker: Desenvolvendo Estratégias Educacionais e Divulgando a Cultura Maker Através do Lampião. In: Simpósio de Pesquisa e Inovação e Pós-Graduação do Instituto Federal da Paraíba, 5., 2023. João Pessoa. Anais [...]. Disponível em: <https://eventos.ifpb.edu.br/index.php/v-simpif/v-simpif/paper/viewFile/4224/574>. Acesso em: 13 mar. 2024.

RODRIGUES, N. N.; SILVEIRA, T. A. ; LUCENA, M. P. S. Lampejos de Arte e Cultura no Mundo Maker: Conceitos e Práticas Multidisciplinares no Laboratório Lampião Maker. In: XIII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI), 2022, Porto Velho - RO. Anais do XIII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI), 2022. p. 1-1.

SAVIANI, D. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: FERRETTI, C. J. et al. (Org.). Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

SILVEIRA, T. A. ; RODRIGUES, N. N. ; ADISSI, M. O. Processo de Implantação de um Laboratório Maker no IFPB: uma Descrição da Gestão Compartilhada do Lampião Maker. In: 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, 2021. 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. João Pessoa: IFPB, 2021. p. 1-3.

SOUZA, R. A. John Dewey e a formação de professores: Aspectos da influência sobre a formação docente no Brasil. In Congresso Nacional de Educação, n. 9, 2009, PUCPR.

Downloads

Publicado

2025-08-29

Edição

Seção

INTERDISCIPLINAR:TECNOLOGIA/GESTÃO
Smart Citations via scite_