AÇÃO HUMANITÁRIA COM ANIMAIS ABANDONADOS NO MUNICÍPIO DE SOUSA-PB
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-2369a2025id8394Palavras-chave:
Sensibilização, Extensão, Integração, Bem-estar.Resumo
O projeto extensionista "Cultivando o Bem" foi realizado no IFPB Campus Sousa-PB, Unidade São Gonçalo, com o objetivo de arrecadar ração para animais pets por meio da troca de plantas ornamentais cultivadas pelos participantes do projeto no setor de plantio da própria instituição, o Viveiro das Mudas. O projeto foi um sucesso, foram realizadas duas feiras de trocas, que alcançaram grande êxito ao atrair uma significativa participação da comunidade local. Essa iniciativa enriqueceu o repertório crítico dos alunos, promovendo um novo senso de solidariedade. Além disso, foi possível arrecadar alimentos para animais, em situação de abandono, promovendo maior sensibilização da comunidade para a causa animal.
Referências
ALVES, A. J. S.; GUILOUX A.G.A.; ZETUN C.B.; POLO G.; BRAGA G.B.; PANACHAO L.I.; SANTOS O.; DIAS R.A. Abandono de cães na América Latina: revisão de literatura. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-S. São Paulo. v. 11, n. 2 (2013), p. 34 – 41, 2013. Disponível em: https://www.revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/16221. Acesso em 16 de abr. 2023.
CATAPAN, D. C. Características das organizações não governamentais de proteção animal e políticas públicas de controle populacional de cães e gatos do estado do paraná. Trabalho de Conclusão de Doutorado em Saúde, Tecnologia e Produção Animal Integrada – Universidade Católica do Paraná. Curitiba, p. 20-22. 2018. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/vtt-217669. Acesso em 16 de abr. 2023.
DUARTE, G.; QUEIROZ, F.; NILO, J.; BATISTA, E. O papel e a importância das ONGs no Brasil. Disponível em: http://radio.ufpa.br/index.php/ufpa-debate/o-papel-e- a-importancia-das-ongs-no-brasil/. Acesso em 16 de abr. 2023.
GONÇALVES, V.C. S. Das consequências jurídicas ao garantir castração a animais e seu impacto sócio-econômico na saúde pública. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente, São Paulo, 2016. Disponível em: http://intertemas.toledoprudente.edu.br/index.php/Direito/article/view/5858/5568. Acesso em 30 de ago. 2023.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE (Brasil). Sousa Panorama. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pb/sousa/panorama. Acesso em 29 de fev. 2024.
LIMA, A. F. M.; LUNA, S. P. L. Algumas causas e consequências da superpopulação canina e felina: acaso ou descaso? Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP. v.10, n. 1, p. 32–38, 2012. Disponível em: https://www.revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/258. Acesso em 24 de ago. 2023.
NASCIMENTO, A. P. S.; Abandono de animais de companhia. 2019. Disponível em: https://www.conteudojuridico.com.br/consulta/artigos/54000/abandono-de-animais- de-companhia. Acesso em 16 abr. 2023.
SPAREMBERGER, R. F. L.; LACERDA, J. Os animais no direito brasileiro: desafios e perspectivas. Revista Amicus Curiae – Universidade do Extremo Sul Catarinense. ISSN: 2237-7395. Vol. 12 –N. 2 –Jul./Dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/amicus/article/view/2334/2288. Acesso em 31 de ago. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Matias da Silva Fernandes, Mario Leno Martins Veras, Karine da Silva Carvalho , Jeizom Abrantes de Lima, Ryandro Martins de Sousa , Maria Nathália da Costa Freire, Anderson Rodrigues da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.