I MOSTRA CIENTÍFICA NA UEMG: FORTALECIMENTO DE ESCOLAS E COMUNIDADES RURAIS POR MEIO DA EDUCAÇÃO EM SOLOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18265/2318-2369a2025id8384

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Educação do campo, Êxodo rural.

Resumo

A I Mostra Científica na UEMG: Fortalecimento de Escolas e Comunidades Rurais por meio da Educação em Solos teve como objetivo proporcionar às escolas rurais do Município de Passos-MG, subsídios acadêmicos para a sua realização através do incentivo à experimentação investigativa, a interdisciplinaridade, a cooperação e a criatividade. Foram realizadas palestras interativas e oficinas com os temas geradores relacionados a solos e plantas a partir das percepções e vivências dos educandos.  comunidades. Os estudantes foram acompanhados nas atividades por um estudante de graduação ou mestrado, assim tiveram uma referência para auxiliá-los no evento, e ao mesmo tempo aproximá-lo da Universidade. Destaca-se o interesse dos participantes nas atividades, presença de pais no evento e o envolvimento com os professores de agronomia (avaliadores). Com os estudantes do 5º ano foi realizado um concurso com o tema "Solos e Poesias”. Os melhores trabalhos foram premiados. Outro aspecto positivo, foi a valorização das culturas agrícolas de interesse dos estudantes, sendo ofertada a planta de interesse, gerou maior engajamentos, e interesse dos estudantes pela Universidade e assim a consolidou-se um espaço de experimentação em Ciência Agrárias.

Referências

COGO, F. D.; MIRANDA, M. T.; PIMENTA, M. G.; OLIVEIRA, R. R.; SILVA, L. C. R. Exposição Itinerante: fortalecimento de escolas e comunidades rurais por meio da educação do campo. Revista Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura, v.9, n.22, 2020.

LIMA, M.R. Uma análise das classificações de solo utilizadas no ensino fundamental. Curitiba: Universidade Federal do Paraná. Projeto de Extensão Universitária Solo na Escola, 2004. Disponível em: < http://www.escola.agrarias.ufpr.br/Analiseclassificacaosolos.pdf>. Acesso em: 14, fev. 2022.

MUGGLER, C. C.; SOBRINHO, F. A.; MACHADO, V. A. Educação em solos: princípios, teoria e métodos. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 30, n. 4, p.733-740, 2006.

SALES, G. G. P..; PIMENTA, G. P. et al., Conscientização dos educandos rurais sobre agricultura sustentável: relato de experiência. Revista Práxis: saberes da extensão, João Pessoa, v. 8, n. 17, p. 03-08, 2020.

SANTOS JUNIOR. P. S. S.; LEMOS, E. F.; ALVARENGA, M. A. Relato de experiência sobre a construção de um minhocário como prática de Educação do Campo. Revista Práxis: saberes da extensão, v. 7, n. 16, p. 19-25, 2019.

Downloads

Publicado

2025-08-29

Edição

Seção

ÁREA: CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Smart Citations via scite_