RELATO DE EXPERIÊNCIA PROJETO QUÍMICA: EXTENSÃO E SOLIDARIEDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18265/2318-2369a2025id8365

Palavras-chave:

Extensão Solidária, Reutilização, Saneantes, Sanitizantes.

Resumo

Este trabalho é um relato do Projeto de Extensão Química: Extensão e Solidariedade, que objetivou a produção do conhecimento fundado em valores humanos, projetados na ciência e na cultura em função de uma mudança da realidade, propiciando aos graduandos do Curso de Licenciatura em Química do campus João Pessoa, uma formação voltada à responsabilidade social que possibilite a vivência do amor, o conhecimento de si mesmo e do outro. Como procedimento metodológico foram adotados: pesquisa bibliográfica para subsidiar a produção acadêmica, produção saneantes e sanitizantes ecológicos e/ou artesanais, capacitação, distribuição do material produzido e a difusão dos conhecimentos. O público alvo a Associação Promocional do Ancião - ASPAN, e o Hospital Padre Zé, hospital filantrópico, Organizações não Governamentais localizados no município de João Pessoa – PB. Tendo como parceiro o Lions Clube de João Pessoa Tambaú. Os resultados obtidos a partir da equipe acadêmica formada por discentes, docentes e técnicos do curso de Licenciatura em Química do IFPB, foi um processo solidário, coeso e participativo. A produção saneantes/sanitizantes ecológicos e/ou artesanais para doação, através de práticas extensionistas, a entidades filantrópicas de saúde e acolhida, além de atender às demandas de comunidades carentes, possibilita uma relação transformadora entre a academia e a sociedade.

Biografia do Autor

Maria das Graças Negreiros de Medeiros, Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa

Doutoranda do PPGERN - UFCG. Messtre em Recursos Naturais UFCG.

Docente do Curso Superior de Licenciatura em Letras, IFPB - Campus João Pessoa. DES. UA 04

Beteseã Lais Batista Pereira, Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa

Técnica em Controle Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus João Pessoa (IFPB-JP); graduanda do Curso de Licenciatura em Químicao IFPB-JP e membro do Núcleos de Extensão e de Pesquisa DES, UA 04.

Adriana Christina Costa, Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa

Graduanda do Curso de Licenciatura em Químicao IFPB-JP e membro do Núcleos de Extensão e de Pesquisa DES, UA 04.

Alisson Lemos Costa, Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa

Graduando do Curso de Licenciatura em Químicao IFPB-JP e membro do Núcleos de Extensão e de Pesquisa DES, UA 04.

Alisson de Lima Xavier, Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa

Mestrando do Programa de Desenvolvimeto e Meio ambiente (PRODEMA-UFPB) e Graduado  em Química pelo IFPB - Campus João Pessoa

Billy Graham Bezerra da Silva Peres, Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa

Graduando em Licenciatura em Química pelo IFPB - Campus João Pessoa. DES - UA 04

Lanielly Cristine Silvestre Ferreira de Lima Silva, Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa

Graduanda em Licenciatura em Química pelo IFPB - Campus João Pessoa. DES - UA 04

Ramon Domingos Silva, Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa

Graduando em Licenciatura em Química pelo IFPB - Campus João Pessoa. DES - UA 04

Taianny Gabriella da Silva Monteiro, Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa

Graduanda em Licenciatura em Química pelo IFPB - Campus João Pessoa. DES - UA 04

Tauane de Sena Santos, Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa

Graduada em Licenciatura em Química pelo IFPB - Campus João Pessoa. DES - UA 04

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 5 out 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 10 de outubro de 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP9/2001 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: MEC, 2001. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_009.pdf?query=FORMA%C3%87%C3%83O. Acesso em: 06 de junho de 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Portaria nº 15/1988, Brasília, DF: Diário Oficial da União; Poder Executivo, 05 set. 1988.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da terra. 3. ed. São Paulo: Peirópolis, 2002. 224p.

GAUTHIER, C. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí, RS: Unijuí, 1998. 480 p.

GONÇALVES, Nadia Gaiofatto. Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão: um princípio necessário. Perspectiva, [S. l.], v. 33, n. 3, p. 1229–1256, 2016. DOI: 10.5007/2175-795X.2015v33n3p1229. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2015v33n3p1229. Acesso em: 23 nov. 2023.

GUIMARÃES, Mauro. A dimensão ambiental na educação. 12. ed. Campinas, SP: Papirus, 2015. 112 p. (Coleção Magistério: Formação e trabalho pedagógico).

GHISO, A. Práctica social popular referente y contenido de la educación popular. Revista Contexto & Educação. Ano 6. v. 23. Jul/Set, 1991. Ijuí, RS: UNIJUÍ.

INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA, IFPB. Conselho Superior. Regimento Geral do

IFPB. João Pessoa-PB: Editora IFPB. 2018.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das G. Camargos. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002. 4 v.

REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. 2. ed. v. 292. São Paulo: Brasiliense, 2014. 107 p. (Coleção Primeiros Passos). ISBN 9788511001228.

SILVA, Miriam Ferreira da. MENDOZA, Cynthia Carolina González. A importância do ensino, pesquisa e extensão na formação do aluno do Ensino Superior. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. São Paulo, ano 05, ed. 06, v. 08, p. 119-133, jun. 2020. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/pesquisa-e-extensao, DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/pesquisa-e-extensao. Acesso em: 15 dez. 2023.

SOUZA, A. O; MORAIS, A. B. Fabricação de sabão artesanal a partir do óleo comestível usado, como alternativa para gerar empreendedorismo, renda, trabalho, inclusão social e sustentabilidade econômica na região do Mato Grande. In: Congresso de Iniciação Científica do IFRN, 9, 2013, Rio Grande do Norte. Anais [...]. Rio Grande do Norte: IFRN, 2013. p.1126 – 1135.

STRECK, D. R. A educação popular e a (re)construção do público. Há fogo sob as brasas? Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, p. 272-372, mai./ago, 2006.

USBERCO, J.; SALVADOR E.; e BENABOU, J. E. Química e aparência: a química envolvida na higiene pessoal. 3. ed. — São Paulo: Saraiva, 2009. — (Coleção Química no Corpo Humano). ISBN 9788502079847.

VYGOTSKY, Lev-Semyonovich. Psicologia Pedagógica: edição comentada. Porto Alegre: Artmed, 2003. 311 p.

WEBER, S. POLÍTICAS DO ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVAS PARA A PRÓXIMA DÉCADA. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 5, n. 1, 2000. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/1094. Acesso em: 23 nov. 2023.

Downloads

Publicado

2025-08-29

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA
Smart Citations via scite_