Leitura e mediação: por uma formação do leitor literário
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692016v4n6p48-58Palavras-chave:
literatura, leitura, papel do mediadorResumo
Este relato de experiência representa o que vivenciamos no projeto de extensão “O que lê (e onde lê) o estudante do ensino médio das escolas públicas das comunidades vizinhas do IFPB-CG?” (IFPB – Edital n.º 009/2015 – PROBEXT), cujo objetivo consistiu em averiguar que obras, consideradas fora do grupo da Grande Literatura, estavam sendo lidas pelos alunos da 1ª série do Ensino Médio da escola pública Antônio Oliveira, e em que locais essas leituras eram realizadas. Os instrumentos utilizados para o levantamento das obras lidas e para o mapeamento dos locais de leitura foram questionários e entrevistas orais. Neste artigo, delineamos, inicialmente, como se processaram essas ações e o que resultou delas, para em seguida relatarmos as intervenções que realizamos/vivenciamos no universo estudado, com vistas a criar um ambiente propício para a formação do leitor literário, tão ausente do cotidiano escolar daqueles alunos. Os modos de ler e o papel do mediador mostraram-se fundamentais para a construção de bases para uma formação leitora.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.