Leitura e mediação: por uma formação do leitor literário

Maria Célia Ribeiro da Silva

Antônio Gomes da Silva

Ana Beatriz Cruz de Azevedo

Resumo

Este relato de experiência representa o que vivenciamos no projeto de extensão “O que lê (e onde lê) o estudante do ensino médio das escolas públicas das comunidades vizinhas do IFPB-CG?” (IFPB – Edital n.º 009/2015 – PROBEXT), cujo objetivo consistiu em averiguar que obras, consideradas fora do grupo da Grande Literatura, estavam sendo lidas pelos alunos da 1ª série do Ensino Médio da escola pública Antônio Oliveira, e em que locais essas leituras eram realizadas. Os instrumentos utilizados para o levantamento das obras lidas e para o mapeamento dos locais de leitura foram questionários e entrevistas orais. Neste artigo, delineamos, inicialmente, como se processaram essas ações e o que resultou delas, para em seguida relatarmos as intervenções que realizamos/vivenciamos no universo estudado, com vistas a criar um ambiente propício para a formação do leitor literário, tão ausente do cotidiano escolar daqueles alunos. Os modos de ler e o papel do mediador mostraram-se fundamentais para a construção de bases para uma formação leitora. 

 

Palavras-chave


literatura, leitura, papel do mediador


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692016v4n6p48-58

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