RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PROJETO DE EXTENSÃO: APLICATIVO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA JOVENS DE BAIXA RENDA
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-2369a2025id8267Palavras-chave:
Educação Financeira, Inclusão Financeira, Capacitação Jovem.Resumo
Este relatório apresenta os resultados alcançados pelo projeto de extensão intitulado “Aplicativo de Educação Financeira para Jovens de Baixa Renda”. O principal objetivo desta iniciativa é proporcionar informações práticas sobre conceitos fundamentais de finanças pessoais, abrangendo áreas como orçamento, poupança, investimentos e gestão de dívidas. O público-alvo prioritário compreende jovens de 16 a 25 anos, uma faixa etária frequentemente desprovida de acesso a serviços financeiros convencionais. A metodologia empregada fundamenta-se em princípios de design thinking e prototipagem, adaptando-se às particularidades inerentes ao projeto. Embora não explicitamente declarado, o projeto almeja desempenhar um papel relevante na promoção da inclusão financeira e no empoderamento de jovens pertencentes a camadas de baixa renda.
Referências
ALMEIDA et al. Os usos das tecnologias móveis na escola: uma nova forma de organização do trabalho pedagógico. XVI ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino – UNICAMP – Campinas – 2007.
CLAUDINO, Lucas Paravizo et al. Educação financeira e endividamento: um estudo de caso com servidores de uma instituição pública. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC. 2009.
DELOR, Jacques; AMAGI, Isao; CARNEIRO, Robert; CHUNG, Fay; GEREMEK, Bronislaw; GORHAM, Willian; KORNHAUSER, Aleksandra; MANLEY, Michael; QUERO, Marisela Padrón; SAVANÈ, Marie-Angélique; SINGH, Karan; STAVENHAGEN, Rodolfo; SUHR, Myong Won; NANZHAO, Zhou. Educação um Tesouro a Descobrir. Relatório para a UNESCO da comissão internacional sobre Educação para o século XXI. Brasília, 1998.
LUCCI, Cintia Retz et al. A influência da educação financeira nas decisões de consumo e investimento dos indivíduos. Seminário em Administração, v. 9, 2006.
FERREIRA, H. V.; NEVES, M. C. Educação financeira: conceitos e práticas para a vida. In: Anais das Jornadas Internacionais de Educação Financeira. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2017.
GIOSA, L. A. Terceirização: uma abordagem estratégica. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
LIZOTE, S. A.; SIMAS, J. de; LANAS, J. Finanças Pessoais: um Estudo Envolvendo os Alunos de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior de Santa Catarina. In: Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. IX SEGET 2012. Anais... Resende, 2012.
SALDANHA NETO, Mário Francisco. Educação financeira para jovens estudantes. 2021
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Mateus Lucas Almeida, Tatiane Pereira Jorge, Geraldo Mendes Batista Neto, José Ferreira Gomes Neto, Isleimar de Souza Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.