Projeto de sinalização viária para um bairro em Cajazeiras: relato de cooperação técnica do LAMUT-CZ
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692024v12n24p26-34Palavras-chave:
Segurança viária, Projeto de extensão, Engenharia de tráfego, Relato de experiência, Sertão paraibano.Resumo
A sinalização viária é importante para a engenharia de tráfego e mobilidade urbana, porém cidades pequenas frequentemente não possuem profissionais técnicos em seu quadro funcional. Para solucionar esse problema, a cooperação técnica com instituições de ensino é uma opção valiosa. Foi realizado um projeto de cooperação técnica entre o Laboratório de Acessibilidade, Mobilidade Urbana e Transportes do IFPB Campus Cajazeiras e a Superintendência Cajazeirense de Transportes para elaborar um projeto de sinalização viária para o bairro Jardim Oásis em Cajazeiras-PB. A metodologia do projeto foi dividida em seis etapas: pré-análise, identificação das vias, levantamento de campo, dimensionamento, confecção do projeto e disseminação dos resultados. O projeto pode contribuir para a resolução de problemas relevantes, melhorando a qualidade de trafegabilidade e segurança viária nas vias, além disso, ofereceu oportunidade para os envolvidos aplicarem conhecimentos adquiridos em um contexto prático, aproximou a universidade de seu parceiro social, e incentivou a integração entre ensino/comunidade e cooperação entre colegas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.