CULTURA MAKER, USO DO MICROCONTROLADOR ARDUINO
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692024v12n24p87-96Palavras-chave:
Arduino. Maker. Tecnologia. Educação.Resumo
O aprendizado sobre microcontroladores, mais especificamente a plataforma Arduino, vêm crescendo nos últimos anos, principalmente impulsionados pela “Cultura Maker”, que nada mais é que um incentivo a criação de instrumentos e dispositivos de próprio cunho. Desenvolver projetos com Arduino é uma atividade que muitas das vezes é relaxante e prazerosa, e tem muitos benefícios para o indivíduo, como aumento da criatividade, e melhoria na capacidade de tomada de decisões. Seguindo os vieses da cultura maker, é proposto neste trabalho a aquisição de componentes para a confecção de kits com sensores e módulos compatíveis com o microcontrolador Arduino para posterior doação para escolas que desejam implementar tarefas extracurriculares com o mesmo, juntamente com a entrega dos produtos, visa-se o desenvolvimento de materiais audiovisuais para o auxílio introdutório ao material. Os resultados qui descritos revelam como inovar na sala de aula através da introdução de novas tecnologias no meio acadêmico, pode ser algo divertido e educacional, capaz de estimular a educação ambiental eo desenvolvimento de novas ideias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.