DO GEOSSÍTIO FÍSICO AO VIRTUAL - CRIAÇÃO DE SITE PARA POTENCIALIZAÇÃO TURÍSTICO-PEDAGÓGICA NO LAJEDO MARINHO EM BOQUEIRÃO/PB

Autores

  • Golbery de Oliveira Chagas Aguiar Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) http://orcid.org/0000-0002-2953-4415
  • Danyllo Wagner Albuquerque Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) http://orcid.org/0000-0001-5515-7812
  • Jessé Oliveira das Chagas IFPB
  • Eduarda Sales de Araújo IFPB
  • Dayan Rodrigues Gomes Pereira IFPB
  • Miguel Ryan Dantas de Freitas IFPB
  • José Andrey Duarte Silva IFPB
  • Pablo Matheus Porto Cabral IFPB

DOI:

https://doi.org/10.18265/2318-23692024v12n24p35-49

Palavras-chave:

Geossítio. Turismo geral e pedagógico. Propaganda. Economia solidária

Resumo

O distrito do Marinho, localizado no município de Boqueirão/PB, distante 45 km de Campina Grande, abriga um geossítio, cujas riquezas naturais/imateriais são imensas. O espaço contempla trilhas e apresenta atrativos, formas geográficas diversas (Pedra da Coxinha, do Jacaré, do Cachorro), cemitério indígena, pinturas rupestres, dentre outros. Faltava a organização de um espaço virtual que servisse concomitantemente de repositório e de marketing permanente do geoespaço em questão. Nesta perspectiva, a partir de parceria socioeducacional entre a associação/agentes locais e o IFPB em Campina Grande, através das ações de extensão e cultura, surgiu a ideia de criação de um site profissional, agregado com as redes sociais disponíveis, para potencializar ações do turismo em geral. Metodologicamente, na lógica de uma economia solidária, uma equipe de discentes, docentes e técnicos administrativos reuniu todo o material disponível e elaborou templates de sites e também um documentário para disseminação propagandística do espaço. Os resultados esperados contemplaram organização documental em espaço centralizado, maior visibilidade do geossítio e visitabilidade ao local, além de crescimento sustentável da economia subsidiária dos agentes atuantes no Lajedo do Marinho.Do ponto de vista teórico, embasamos a discussão em Araújo (2021) e Souza, Melo e Perinotto (2011).

Biografia do Autor

Golbery de Oliveira Chagas Aguiar Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

Possui mestrado em Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual da Paraíba (2008). Atualmente é professor de língua portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Língua, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, identidade, masculino, mulher e política.

Danyllo Wagner Albuquerque, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

Danyllo Albuquerque é professor junto ao Instituto Federal da Paraíba e  analista de TI junto a Universidade Federal de Campina Grande.  Coordena projetos de tecnologia e inovação junto a Fundação.

Jessé Oliveira das Chagas, IFPB

Discente egresso do curso técnico integrado ao ensino médio em Informática e recém ingresso no curso superior de Engenharia da Computação.

Eduarda Sales de Araújo, IFPB

Discente egressa do curso técnico integrado ao ensino médio em Mineração.

Dayan Rodrigues Gomes Pereira, IFPB

Discente egresso do curso técnico integrado ao ensino médio em Informática.

Miguel Ryan Dantas de Freitas, IFPB

Discente egresso do curso técnico integrado ao ensino médio em Informática.

José Andrey Duarte Silva, IFPB

Discente egresso do curso técnico integrado ao ensino médio em Informática.

Pablo Matheus Porto Cabral, IFPB

Discente egresso do curso técnico integrado ao ensino médio em Informática.

Downloads

Publicado

2024-08-23

Edição

Seção

ÁREA: LETRAS, ARTES E ESPORTES