DO GEOSSÍTIO FÍSICO AO VIRTUAL - CRIAÇÃO DE SITE PARA POTENCIALIZAÇÃO TURÍSTICO-PEDAGÓGICA NO LAJEDO MARINHO EM BOQUEIRÃO/PB
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692024v12n24p35-49Palavras-chave:
Geossítio. Turismo geral e pedagógico. Propaganda. Economia solidáriaResumo
O distrito do Marinho, localizado no município de Boqueirão/PB, distante 45 km de Campina Grande, abriga um geossítio, cujas riquezas naturais/imateriais são imensas. O espaço contempla trilhas e apresenta atrativos, formas geográficas diversas (Pedra da Coxinha, do Jacaré, do Cachorro), cemitério indígena, pinturas rupestres, dentre outros. Faltava a organização de um espaço virtual que servisse concomitantemente de repositório e de marketing permanente do geoespaço em questão. Nesta perspectiva, a partir de parceria socioeducacional entre a associação/agentes locais e o IFPB em Campina Grande, através das ações de extensão e cultura, surgiu a ideia de criação de um site profissional, agregado com as redes sociais disponíveis, para potencializar ações do turismo em geral. Metodologicamente, na lógica de uma economia solidária, uma equipe de discentes, docentes e técnicos administrativos reuniu todo o material disponível e elaborou templates de sites e também um documentário para disseminação propagandística do espaço. Os resultados esperados contemplaram organização documental em espaço centralizado, maior visibilidade do geossítio e visitabilidade ao local, além de crescimento sustentável da economia subsidiária dos agentes atuantes no Lajedo do Marinho.Do ponto de vista teórico, embasamos a discussão em Araújo (2021) e Souza, Melo e Perinotto (2011).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.