UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS PARA CONFECÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS

Iracira José da Costa Ribeiro

Instituto Federal da Paraíba - Campus Monteiro Brasil

Tamires Pereira da Silva

Instituto Federal da Paraíba - Campus Monteiro

Maria Martins Formiga

Instituto Federal da Paraíba - Campus Monteiro

Sara Hellen de Almeida Nunes

Instituto Federal da Paraíba - Campus Monteiro

Pedro Henrique Alexandre do Nascimento

Instituto Federal da Paraíba - Campus Monteiro

Rebeca Parente Miranda Madruga

Instituto Federal da Paraíba - Campus Monteiro

Romilda Aucicleia Souza Campos

Instituto Federal da Paraíba - Campus Monteiro

Tatiana Petrucci Negocio

Instituto Federal da Paraíba - Campus Monteiro

Resumo

O desenvolvimento e crescimento das cidades têm criado problemas pela produção excessiva de resíduos sólidos, sendo necessário o gerenciamento correto entre coleta, transporte e destinação do lixo. Quando descartados inadequadamente, os resíduos contaminam o meio ambiente, o que pode inviabilizar o uso do solo ou causar doenças, além de impactar os recursos não renováveis, a flora e a fauna, causando marginalização de determinada área. Tudo isso compromete o meio ambiente e o convívio social. O projeto relatado neste texto teve como objetivo disseminar para a comunidade as possibilidades de reuso e reciclagem de resíduos sólidos, na forma de confecção de jogos educativos, de modo a colaborar com a educação ambiental e conservação do meio ambiente. Para tanto, foi realizado um levantamento dos locais de descarte de resíduos, a coleta dos resíduos que podem ser reaproveitados e o desenvolvimento de jogos educativos. Foram realizadas oficinas para a confecção de jogos, usando diversos resíduos com materiais diferentes. As ações foram realizadas no Campus do IFPB na cidade de Monteiro e na Casa de Acolhimento São Sebastião, no mesmo município. Foram criados oito tipos de jogos, usando resíduos de madeira, garrafas PET, tampas, palitos de churrasco, pregos, papelão, papel, cápsulas de café, CD’s, pinos de torneiras, entre outros. O texto analisa as diferentes interações com os jogos conforme o tipo e a faixa etária escolar. Conclui-se que este trabalho atingiu os resultados esperados, promovendo a educação ambiental por intermédio da criação de jogos educativos, pois despertou a conscientização sobre a geração de resíduos e o seu descarte, incentivando o reuso e reciclagem de muitos materiais que antes eram descartados.

Palavras-chave


Resíduos sólidos. Meio ambiente. Reciclagem. Jogos educativos.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692023v11n23p69-85

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