Oficinas como espaço de terapia ocupacional para idosos: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692016v4n5p23-32Palavras-chave:
Ação extensionista. Idosas/os. Rede Rizoma IFPB, tecnologia em extensão. Núcleo “Ainda é tempo de viver”.Resumo
Relata experiência vivenciada em uma ação extensionista no contexto do programa “Cidadania e identidade social das pessoas idosas da Comunidade Sagrada Família em Mangabeira IV, João Pessoa, PB”, que teve como objetivo a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas da referida comunidade, aumentando a autoestima através da valorização de saberes e fazeres dessas pessoas. As atividades em formato de oficinas foram planejadas de forma social e participativa, levando em consideração os seguintes aspectos: as experiências acumuladas das/os idosas/os e a sua capacidade física, motora e cognitiva de desenvolver a atividade proposta, a estrutura física do ambiente, equipamentos e materiais disponíveis. Como resultados, foi possível observar um aumento da participação das/os idosas/os nas atividades; um maior interesse pelos trabalhos do colega; uma maior interação entre eles com o estabelecimento de novas relações pessoais. Por fim, observamos que as oficinas funcionam muito bem como uma troca de experiências, bem como terapia para os participantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.