Oficinas como espaço de terapia ocupacional para idosos: relato de experiência

Beatriz Alves Sousa

Deodora Alves de Sousa Arruda

Polyana Brito Januário

Resumo

Relata experiência vivenciada em uma ação extensionista no contexto do programa “Cidadania e identidade social das pessoas idosas da Comunidade Sagrada Família em Mangabeira IV, João Pessoa, PB”, que teve como objetivo a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas da referida comunidade, aumentando a autoestima através da valorização de saberes e fazeres dessas pessoas. As atividades em formato de oficinas foram planejadas de forma social e participativa, levando em consideração os seguintes aspectos: as experiências acumuladas das/os idosas/os e a sua capacidade física, motora e cognitiva de desenvolver a atividade proposta, a estrutura física do ambiente, equipamentos e materiais disponíveis. Como resultados, foi possível observar um aumento da participação das/os idosas/os nas atividades; um maior interesse pelos trabalhos do colega; uma maior interação entre eles com o estabelecimento de novas relações pessoais. Por fim, observamos que as oficinas funcionam muito bem como uma troca de experiências, bem como terapia para os participantes.

Palavras-chave


Ação extensionista. Idosas/os. Rede Rizoma IFPB: tecnologia em extensão. Núcleo “Ainda é tempo de viver”.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692016v4n5p23-32

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 3465

Total de downloads do artigo: 4802