Música sem fronteiras
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692016v4n5p3-12Palavras-chave:
Música Instrumental, Saxofone e Educação.Resumo
O Grupo de Sax do IFPB (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba) foi criado em setembro de 2007, a partir das aulas de artes ministradas pelo professor Draylton Siqueira Silva, em uma turma do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Eletrotécnica. O ensino musical no Brasil, ainda se encontra deficiente quanto a sua disponibilidade ao público. As instituições de ensino musical gratuitas existentes não atendem a demanda da procura por seus cursos, tendo que, na maioria das vezes, fazer algum tipo de seleção, subtraindo a oportunidade de estudar música de muitas pessoas. Nos últimos anos, houve disciplinas de educação artística subtraídas dos currículos do ensino público regular de nosso país (NASCIMENTO, 2006). Dentro desse contexto vem a idéia de aproximar a música instrumental, do jovem e do público em geral, despertando o gosto pela música instrumental, por meio de apresentações musicais didáticas. As atividades foram desenvolvidas a partir de pesquisa bibliográfica, elaboração de materiais didáticos, tais como apresentação em PowerPoint, vídeo sobre o grupo; ensaios semanais e apresentações musicais, entre elas, Escola Municipal Celso Furtado 2015; Escola Municipal João Gadelha de Oliveira Filho em 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.