Quebrando barreiras na troca de saberes: conhecimentos e experiências - Campus João Pessoa
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692016v4n6p91-101Palavras-chave:
Tecnologia Assistiva. LIBRAS. Tradução. Linguagem dos Sinais.Resumo
Este trabalho descreve a experiência vivenciada no Projeto de Extensão – Quebrando Barreiras na Troca de Saberes, Conhecimentos e Experiências - que analisou diversas tecnologias assistivas e desenvolveu uma ferramenta gratuita Web capaz de traduzir a voz de uma pessoa na língua portuguesa para LIBRAS. Isso é importante, pois muitas das escolas em João Pessoa ainda não possuem recursos para atender pessoas com deficiência, mesmo existindo a Lei 10.432/02 que regula, desde 2002, o direito de deficientes a terem acesso a serviços de saúde e educação por meio da linguagem de sinais. Por isso, o projeto, desenvolvido no período de 14/05/2015 até o dia 31/01/2016, teve como objetivo principal transmitir o conhecimento de como manipular com softwares gratuitos que permitem a fácil comunicação entre pessoas com e sem deficiência na fala e auditiva. Para isso, foram realizadas atividades de pesquisa e desenvolvimento no IFPB – Campus João Pessoa e dinâmicas com estudantes da Escola Municipal Lynaldo Cavalcante de Albuquerque, situado no Distrito Industrial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.