Quebrando barreiras na troca de saberes: conhecimentos e experiências - Campus João Pessoa

Luciana Oliveira

Gilvan Oliveira

Joffily Santos

Marianna Veríssimo

Resumo

Este trabalho descreve a experiência vivenciada no Projeto de Extensão – Quebrando Barreiras na Troca de Saberes, Conhecimentos e Experiências - que analisou diversas tecnologias assistivas e desenvolveu uma ferramenta gratuita Web capaz de traduzir a voz de uma pessoa na língua portuguesa para LIBRAS. Isso é importante, pois muitas das escolas em João Pessoa ainda não possuem recursos para atender pessoas com deficiência, mesmo existindo a Lei 10.432/02 que regula, desde 2002, o direito de deficientes a terem acesso a serviços de saúde e educação por meio da linguagem de sinais. Por isso, o projeto, desenvolvido no período de 14/05/2015 até o dia 31/01/2016, teve como objetivo principal transmitir o conhecimento de como manipular com softwares gratuitos que permitem a fácil comunicação entre pessoas com e sem deficiência na fala e auditiva. Para isso, foram realizadas atividades de pesquisa e desenvolvimento no IFPB – Campus João Pessoa e dinâmicas com estudantes da Escola Municipal Lynaldo Cavalcante de Albuquerque, situado no Distrito Industrial.

Palavras-chave


Tecnologia Assistiva. LIBRAS. Tradução. Linguagem dos Sinais.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692016v4n6p91-101

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1731

Total de downloads do artigo: 1048