SISTEMA DE RECIRCULAÇÃO SEMI-AUTOMÁTICO APLICADO A PISCICULTURA
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-2369a2025id6977Palavras-chave:
Criação de Peixes. Automação. Sistema de Recirculação de Água.Resumo
O presente projeto de extensão desenvolvido na comunidade de Araçás, zona rural da cidade de São João do Rio do Peixe-PB, se baseia no desenvolvimento de um Sistema de Recirculação de Água para Aquicultura (SRA), com objetivo de ser um instrumento que viabiliza o cultivo de pescado com baixíssimo consumo de água. O protótipo foi construído com o uso de materiais acessíveis de forma a ser um circuito composto de reservatórios e tubos, que possibilita a recirculação de água, filtrando os dejetos e resíduos, e os transformando em substâncias atóxicas para os peixes. Em conjunto com a construção, processos automatizados foram implementados, tornando ainda mais eficiente o controle sobre o meio, proporcionando um menor manejo e, consequentemente, facilitando o cultivo. Em paralelo, a comunidade atendida foi capacitada para operar o sistema de produção, por meio de apresentações, vídeos e folhetos, de maneira que os moradores pudessem operar com, ou sem, a parte automática do meio. Além disso, o projeto também foi disseminado na escola E.C.I.T. Jacob Guilherme Frantz, por meio de vídeos, onde foi exibido todo o processo de construção e, também, algumas técnicas que possibilitam a preservação do meio ambiente. Conclui-se então que a atividade extensionista proposta pelo projeto “Sistema de Recirculação de Água Automatizado Aplicado à Piscicultura” foi de grande relevância para todos os envolvidos, já que as experiências geradas são positivas e possibilitam a disseminação de conhecimentos, como também, oportuniza o surgimento de uma discussão em torno do assunto, no que diz respeito aos benefícios das práticas extensionistas, aproximando, então, a academia e a sociedade.
Referências
AZEVEDO, V. G. DE et al. Sistemas de Recirculação para Cultivo de Peixes Marinhos - Procedimento Operacional Padrão ( POP ). October, 2014.
OSTRENSKY, Antonio. Piscicultura : fundamentos e técnicas de manejo / Antonio Ostrensky, Walter Boeger- Guaíba : Agropecuária, 1998. 211 p.
LEÃO, Marília. O direito humano à alimentação adequada e o sistema nacional de segurança alimentar e nutricional. ABRANDH, 2013. Disponível em http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/seguranca_alimentar/DHAA_SAN.pdf , acesso em 04 de setembro de 2021.
LIMA, J. D. F.; BASTOS, A. M.; MONTAGNER, D. Sistema simples de recirculação para recria de peixes e de camarões. February, 2017.
FERRAZ, Eduardo. Sistemas de Recirculação de Água na aquicultura causam menos impactos ambientais. EcoDebate, 2021. Disponível em <https://www.ecodebate.com.br/2021/04/20/sistemas-de-recirculacao-de-agua-na-aquicultura-causam-menos-impactos-ambientais/>, acesso em 10 de setembro de 2021.
LOSORDO, T. M.; MASSER, M. P.; RAKOCY, J. Recirculating aquaculture tank production systems: An overview of critical considerations. p. 18–31, 1998.
SILVA, Marcos. Produção de peixes e hortaliças em sistema aquaponico com vistas a sustentabilidade ambiental, 2020.
MARTINELLI, Suellen; CAVALLI, Suzi. Alimentação saudável e sustentável: uma revisão narrativa sobre desafios e perspectivas, 2018.
FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITED NATIONS (FAO). The Global Report on Food Crises (GRFC), 2022. 277p. Disponível em http://www.fightfoodcrises.net/fileadmin/user_upload/fightfoodcrises/doc/resources/GRFC_2022_FINAl_REPORT.pdf. acesso em 4 de maio de 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Filipe Fragoso de Abreu, Francisco Augusto Vieira da Silva, Tayla Fernanda Serantoni da Silveira, Davi Lázaro Batista Feitosa, Brenda Mayra da Silva Pereira, Abinadabe Silva Andrade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.