A singularidade da culinária do Sertão da Paraíba: um relato histórico gastronômico de São Bento/PB
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692021v0n1p30-32Palavras-chave:
Historia, culinária, sertão, São Bento, gastronomiaResumo
O sertão é a maior em extensão territorial, das quatro sub-regiões do Nordeste brasileiro, uma localidade marcada pela seca onde no passado já foi caracterizada como uma região de sofrimento para os habitantes que ali viviam devido à escassez de água e comida, mas foram justamente essas e tantas outras adversidades que formou um povo cheio de caraterísticas marcantes e únicas, onde essas aparecem ao longo de sua história, demonstradas diariamente em sua cultura. A presente pesquisa pretende trazer um relato histórico sobre a região do Sertão, especificamente do estado da Paraíba tomando por base um estudo de caso sobre a cidade de São bento, observando os fatos históricos, demonstrando o quanto a culinária local está diretamente atrelada a suas culturas e crenças, onde o comer não é um simples comer, mas a continuidade de tradições passadas ao longo das gerações de pais para filhos, que são vividas diariamente, anos a pós ano pelo pelos habitantes locais. Onde é notório que sua gastronomia demonstra sua força, singularidade e determinação, ao mesmo tempo que traz consigo aconchego e hospitalidade da cozinha afetiva.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.