Descrição de variedades de sementes crioulas e seus métodos de cultivo no Município de Nova Floresta – PB

Manoel Modesto dos Santos Neto

Montesquieu da Silva Vieira

Francisco Roberto de Sousa Marques

Frederico Campos Pereira

Anderson Ramon Araújo das Neves

Resumo

As sementes crioulas são variedades produzidas pelos indígenas que foram incorporadas pelos agricultores familiares, adaptando-se às diferentes condições ecológicas através da seleção massal. O objetivo do presente trabalho foi descrever os métodos, práticas de cultivo e de preservação de sementes de milho, feijão e fava crioulas, utilizadas por um produtor rural do município de Nova Floresta-PB. Para tanto, foi realizada a identificação de um guardião de sementes que conserva sementes crioulas, através das informações adquiridas com produtores da região. A descrição das sementes foi realizada via fotografias, entrevista semiestruturada e pesquisa bibliográfica.

Palavras-chave


Agricultura familiar; transgênicos; pequena propriedade rural.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692021v0n1p15-21

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 581

Total de downloads do artigo: 363