Estágio institucional: uma experiência entre alunos do IFPB Campus Pedras de Fogo e a YD Confecções LTDA

Nilton José Arruda Junior

Frederico Campos Pereira

Lucyana Xavier Azevedo

Glauciene Oliveira Santana

Resumo

O Brasil é um dos poucos países do mundo que conta com todos os elos da cadeia produtiva têxtil e de confecção. O IFPB campus Pedras de Fogo é o único campus na Paraíba que atua ofertando cursos no segmento de moda e vestuário. A esse artigo compete em realizar de modo descritivo o cotidiano de trabalho e de ações realizadas por um estudante do IFPB campus Pedras de Fogo na empresa YD Confecções Ltda., enquanto componente do Programa de Estágios do IFPB. Esse Programa foi criado pela Lei Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que orienta as empresas a contratarem jovens estagiários para o seu quadro de funcionários. O estágio vem sendo desenvolvido com empenho e esmero na referida empresa que localiza-se no município paulista de Conchas. Com a efetivação desse estágio, o IFPB cumpre a sua função social de educar o aluno já preparando-o para a sua vida laboral e a plena empregabilidade, na medida em que corrobora para a construção de uma mão de obra qualificada para assumir postos de trabalho no segmento têxtil, que emprega uma enorme força de trabalho em nosso país.

Palavras-chave


Estágio Profissional; Aprendizado Integral; Ensino Profissionalizante


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692021v0n1p80-84

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 934

Total de downloads do artigo: 442