Compostagem orgânica em escala em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692021v0n1p48-54Palavras-chave:
Compostagem, reciclagem, composto orgânico, Meio Ambiente.Resumo
Os resíduos de poda e rejeitos de alimentos, encarados, muitas vezes, como problemas devido ao grande volume gerado e ao custo para sua destinação em aterros sanitários, podem ser empregados na produção de composto orgânico através da técnica conhecida como compostagem. Este método de reciclagem e reutilização ambientalmente correta é de extrema importância para o meio ambiente, visto que o mau manejo desses resíduos acarreta lançamentos de gás carbônico na atmosfera contribuindo com o aquecimento global, além de que quando o resíduo orgânico é descartado de forma incorreta e em locais inapropriados, facilmente irá atrair vetores causadores de doenças. E em meio a uma Pandemia de COVID – 19, o menos esperado é o surgimento de mais doenças para a sociedade, pensando nisso o IFPB Campus Pedras de Fogo em parceria com a Prefeitura de Pedras de Fogo criaram o Projeto “Seu Resíduo me Alimenta”, com o intuito de remover as podas e o rejeito da feira livre, para assim, reciclar esse material transformando-o em composto orgânico. Diante disso, os alunos participantes, receberam o material tanto da poda urbana, como da feira livre do município, fizeram a trituração com ajuda de dois funcionários da prefeitura, montaram as leiras, irrigaram todos os dias e em uma base de 90 dias, fizeram a peneiração do material, para assim o composto está pronto.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.