Compostagem orgânica em escala em tempos de pandemia

Adriana Rodrigues Silva

Eliane Nascimento Silva

Wanderson Rodrigues Silva

Felipe Souza

Frederico Campos Pereira

Marcelo Correia

Resumo

Os resíduos de poda e rejeitos de alimentos, encarados, muitas vezes, como problemas devido ao grande volume gerado e ao custo para sua destinação em aterros sanitários, podem ser empregados na produção de composto orgânico através da técnica conhecida como compostagem. Este método de reciclagem e reutilização ambientalmente correta é de extrema importância para o meio ambiente, visto que o mau manejo desses resíduos acarreta lançamentos de gás carbônico na atmosfera contribuindo com o aquecimento global, além de que quando o resíduo orgânico é descartado de forma incorreta e em locais inapropriados, facilmente irá atrair vetores causadores de doenças. E em meio a uma Pandemia de COVID – 19, o menos esperado é o surgimento de mais doenças para a sociedade, pensando nisso o IFPB Campus Pedras de Fogo em parceria com a Prefeitura de Pedras de Fogo criaram o Projeto “Seu Resíduo me Alimenta”, com o intuito de remover as podas e o rejeito da feira livre, para assim, reciclar esse material transformando-o em composto orgânico. Diante disso, os alunos participantes, receberam o material tanto da poda urbana, como da feira livre do município, fizeram a trituração com ajuda de dois funcionários da prefeitura, montaram as leiras, irrigaram todos os dias e em uma base de 90 dias, fizeram a peneiração do material, para assim o composto está pronto.

Palavras-chave


Compostagem, reciclagem, composto orgânico, Meio Ambiente.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692021v0n1p48-54

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 710

Total de downloads do artigo: 433