Utilizando a hidroponia para produção agrícola residencial
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692021v0n1p03-10Palavras-chave:
agricultura, nutrientes, água, plantas.Resumo
A hidroponia, cuja origem etimológica é oriunda do grego: hidro = água + ponos = trabalho, consiste em um conjunto de técnicas empregadas para cultivar plantas sem o uso do solo, sendo os nutrientes minerais essenciais fornecidos às plantas na forma de uma solução nutritiva. Nesta pesquisa são apresentadas as etapas iniciais para o desenvolvimento do projeto de um sistema hidropônico de pequeno porte para produção agrícola residencial, constituído de duas bancadas: a primeira para germinação das sementes, chamada de "maternidade", e a segunda para o desenvolvimento das plantas até a fase adulta para sua devida colheita. Com a finalização do projeto básico e a respectiva montagem do sistema, serão realizados testes e análises para melhorar a produção e baixar os custos de implementação, de forma que possa ser utilizado por famílias da região de Esperança como forma de garantir uma produção familiar sustentável.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.