Utilizando a hidroponia para produção agrícola residencial

Alinne Priscila Silva Nascimento

Ana Beatriz Avelino Dantas

Bruno Allisson Araújo

Valnyr Vasconcelos Lira

Resumo

A hidroponia, cuja origem etimológica é oriunda do grego: hidro = água + ponos = trabalho, consiste em um conjunto de técnicas empregadas para cultivar plantas sem o uso do solo, sendo os nutrientes minerais essenciais fornecidos às plantas na forma de uma solução nutritiva. Nesta pesquisa são apresentadas as etapas iniciais para o desenvolvimento do projeto de um sistema hidropônico de pequeno porte para produção agrícola residencial, constituído de duas bancadas: a primeira para germinação das sementes, chamada de "maternidade", e a segunda para o desenvolvimento das plantas até a fase adulta para sua devida colheita. Com a finalização do projeto básico e a respectiva montagem do sistema, serão realizados testes e análises para melhorar a produção e baixar os custos de implementação, de forma que possa ser utilizado por famílias da região de Esperança como forma de garantir uma produção familiar sustentável.

Palavras-chave


agricultura; nutrientes; água; plantas.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692021v0n1p03-10

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1014

Total de downloads do artigo: 777